Visto H: o que é e como conseguir esse tipo de visto?

Você sabia que os Vistos H são emitidos especialmente para profissionais? Se você tem o sonho de trabalhar nos Estados Unidos atuando em uma ótima vaga, esta é a sua chance.

Os Vistos H são emitidos para indivíduos da área da saúde, economistas, advogados e professores, além de diversos profissionais que estejam interessados em viver no território americano enquanto exercem suas funções.

Por isso, se você ficou interessado e quer ter a oportunidade de morar fora, acompanhe a leitura. Esta é uma oportunidade de desvendar tudo sobre este tópico e, claro, ter uma experiência de living abroad.

O que é o Visto H?

O Visto H, mais conhecido como Visto H1B, é uma permissão temporária de trabalho. Ele possibilita que o portador possa entrar nos Estados Unidos e exercer suas habilidades e/ou profissão legalmente.

Assim, inicialmente, é preciso apresentar todos os documentos, como histórico escolar, diploma e referências de trabalho traduzidos para o inglês. Com isso definido, o indivíduo pode ser aceito no país, estando apto para as funções que sua companhia demandar.

Logo, o Visto H é indicado para o funcionário que for transferido (ou contratado) por um determinado período. Ele permite uma estadia máxima de seis anos como residente na nação.

É justamente por isso que empresas como IBM, Microsoft, Apple e Google se tornaram algumas das maiores nesta requisição. Contudo, as startups também podem fazer esse tipo de pedido. Basta comprovar que a companhia tem capital necessário para pagar o salário mínimo do setor (como manda o departamento de trabalho) e provar que não depende apenas de mão de obra estrangeira.

Gostou da ideia? Vale lembrar que o prazo preestabelecido pela permissão pode sofrer alterações e ser estendido para mais tempo, especialmente se houver um pedido de aquisição do Green Card.

Qual a importância desse documento para os imigrantes brasileiros?

Além de assegurar que você esteja legalmente no país, um dos benefícios de adquirir o visto é sua intenção dupla. Isso porque ele se certifica de que você irá voltar em algum momento para sua terra natal e, ao mesmo tempo, este documento também permite sua solicitação para o Green Card.

Dessa maneira, você, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos podem viver na região com visto H4 de dependentes. Contudo, é importante (e requisito) que o seu salário sirva para sustentar todos os membros da família de forma indireta. Afinal, não é permitido que eles trabalhem.

Além disso, outro ponto interessante é a vantagem de passar mais de um ano em terras americanas. Isso porque, após este período, os familiares ou o portador do Visto H recebem outro proveito. Se estiverem na faculdade, podem pagar a mesma mensalidade que os indivíduos com Green Card e que os alunos americanos.

Assim, eles terão acesso a um valor bem inferior se comparado ao que os estrangeiros com visto de estudantes pagam. Por este motivo, caso você vá trabalhar e leve seus filhos consigo, eles receberão todos os benefícios em consequência. Já considerou o quanto isso pode ser importante?

Como conseguir o Visto H?

Para adquirir o Visto H, é necessário que haja uma solicitação feita por uma empresa americana. Diante disso, ela precisa cumprir alguns requisitos essenciais, como:

– Estar legalmente constituída no país;

– Estar interessada em contratar um novo profissional que agregue aos seus serviços;

– Comprovar a necessidade de um trabalhador estrangeiro para ocupar a vaga.

Isso ocorre porque, com a contratação de um imigrante, o Governo pressupõe que não há trabalhador disponível para o cargo no país. Portanto, este dado é necessário até mesmo para avaliar as condições internas.

Tomando isso como parâmetro, a empresa deve publicar a vaga e todas as qualificações necessárias para um residente se candidatar. Na ausência de um americano qualificado, o Labor Certification (LCA) atesta a falta de residentes legais aptos este trabalho e permite a contratação externa, garantindo que nenhum nativo estará sendo prejudicado.

O passo a passo para conseguir o Visto H

Como citado acima, o primeiro passo é dado pela empresa, que deve fazer uma solicitação junto a USCIS. Depois dos trâmites mencionados, a companhia vai solicitar o envio dos seus documentos e os enviará para o órgão junto com os formulários.

Com a primeira etapa aprovada, o brasileiro deverá agendar uma visita ao Consulado ou Embaixada do Brasil para uma entrevista. Depois, o solicitante deverá desembolsar cerca de R$ 600,00 pela solicitação do visto, além de mais R$ 554,00 de taxa de reciprocidade – esta última somente quando o visto é aprovado.

Estando tudo certo, o brasileiro já estará apto para começar a trabalhar no dia primeiro de outubro daquele ano. Ou após esta data, caso já tenha se passado o período.

E quanto aos gastos, não precisa se preocupar. Geralmente, é o empregador que arca com todos os custos do visto. Ainda assim, isso pode variar de empresa para empresa. Afinal, há candidatos tão interessados na experiência que se propõem a entrar com a quantia para não perder a oportunidade.

Falando em vaga, atente-se a um fato: elas são concorridas! Existe uma cota para vistos e o USCIS oferece 85.000 deles para os estudantes estrangeiros de mestrado, restando apenas 65.000.

Logo, se uma dessas vagas é a sua, fique esperto para não perder tempo e agilize o processo. A última coisa que você deseja é postergar o resultado do seu visto – e a realização do seu sonho.