E-1 e E-2 visa: Portugal entra na lista dos tratados de comércio e de investidor

E2 Visa e Portugal

Brasileiros com cidadania lusitana podem em breve se beneficiar do E1 e E2 visa, já que Portugal deverá integrar a lista de países com tratado de comércio e investimento com os Estados Unidos.

Isso quer dizer que, se você tem passaporte português, poderá no futuro solicitar o visto de negócios e morar em solo americano pelo tempo que durar seu empreendimento ou investimento por lá.

Neste texto, vamos explicar como a ampliação do E1 e E2 visa para Portugal pode beneficiar brasileiros, além de apresentar suas regras e requisitos.

E-1 e E-2 visa: Portugal está na lista do tratado

Uma nova legislação chamada “Amigos Act” foi aprovada pela Câmara dos Deputados dos EUA em dezembro de 2022, alterando a elegibilidade e incluindo um país na lista do E2 visa: Portugal.

Com objetivo de promover interesses mútuos e aumentar o sucesso dos EUA e países envolvidos, a lei ainda precisa ser aprovada pelo Senado e assinada pelo presidente americano Joe Biden.

Assim que for sancionada, Portugal passa a ser listado como um país do tratado de comércio e investimento e seus cidadãos poderão solicitar os vistos de não imigrante E1 e E2.

Com isso, cidadãos portugueses ou estrangeiros com dupla cidadania, como brasileiros com cidadania portuguesa, podem viajar para os EUA para fins comerciais ou de investimentos financeiros significativos.

E, embora não conceda o Green Card, é possível morar por lá pelo tempo que durar o investimento.

Aqui no blog da Imigre Fácil, já mostramos a lista completa de países com tratado de comércio e investimento com os EUA.

Brasileiros com dupla cidadania podem requisitar visto E-1 ou E-2

Atualmente o Brasil não integra a lista de países com tratado comercial e de investimentos com os EUA, o que impede que brasileiros sejam elegíveis aos vistos E1 e E2.

Porém, como o E2 visa passará a atender Portugal, novas possibilidades se abrem para uma parcela da população: os descendentes portugueses que possuem a dupla cidadania.

Mas é claro que não basta um pequeno investimento para conquistar esse visto, é preciso que seja substancial para a implementação e manutenção do tipo de negócio proposto.

Diferente do visto de imigrante EB-5, que possui valores mínimos de investimento na economia americana, não há um capital inicial exigido para os vistos E1 e E2, embora estima-se que seja necessário um aporte de pelo menos US$ 100 mil.

Entenda como funcionam os vistos E-1 e E-2

Além do investimento substancial e de ser cidadão de um país atendido pelo E1 e E2 visa, como Portugal, é preciso que o estrangeiro possua pelo menos 50% do negócio e demonstre sua capacidade de sustentação e crescimento.

Ainda, em termos de negócios e comércio internacional, este deve ter suas atividades principais realizadas entre os EUA e o país que qualificou o estrangeiro para o visto, como Portugal.

Para dar início à petição dos vistos E1 e E2, é preciso preencher o formulário I-129, se você já estiver nos EUA, pagar as taxas necessárias e fornecer todas as informações e documentação necessárias.

Uma vez que sua petição for aprovada, ou se você solicitar a partir do Brasil, você deve iniciar um processo consular preenchendo o formulário DS-160, preparando a documentação exigida, pagando taxas e comparecendo à coleta de dados biométricos e entrevista no consulado.

Para ficar por dentro das notícias dos EUA e saber tudo sobre como morar, trabalhar, estudar, imigrar e como é a vida por lá, acompanhe os conteúdos da Imigre Fácil!