Entenda se vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar e como fazer

Vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar

Brasileiros que planejam investir no exterior devem se perguntar se vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar.

Esse não é um aporte pequeno, mas pode trazer bons resultados, tanto em termos de diversificação do seu portfólio quanto em valorização do seu capital, sendo que você receberá os lucros em uma moeda forte.

Além disso, o mercado imobiliário dos EUA tem mostrado valorização a longo prazo, o que aumenta as chances de retorno sobre o investimento ao decidir vendê-lo no futuro.

Se o tema interessa você, acompanhe este texto até o final, pois vamos mostrar se vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar e como fazer esse investimento.

Vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar?

Você pode comprar uma casa nos EUA tanto para morar (se tiver um visto que permita essa mudança de vida) quanto para passar as férias ou mesmo para alugar.

Essa última pode ser uma estratégia de investimento promissora para quem busca renda passiva em uma moeda forte como o dólar, protegendo o seu patrimônio contra a desvalorização do real, por exemplo.

Ao comprar uma casa por lá, você pode fazer aluguel de temporada e, como o país recebe cerca de 80 milhões de visitantes internacionais, sem contar os próprios americanos, provavelmente sempre terá hóspedes interessados.

Porém, nem todas as regiões do país permitem aluguel de curta temporada, por isso, certifique-se de que a casa que você pretende comprar está em uma zona própria para esse tipo de negócio.

Essa renda passiva pode ser também resultado de aluguel de longo prazo, como para famílias de americanos ou para estrangeiros que buscam imóvel na região onde você adquiriu o seu.

Há também uma série de benefícios fiscais, dedução de despesas relacionadas à propriedade, como impostos, seguros e manutenção, além da depreciação do imóvel, se for o caso, para reduzir a carga tributária sobre a renda gerada pelo aluguel.

Por fim, muitos bancos americanos oferecem financiamento para estrangeiros comprarem imóvel nos Estados Unidos, muitos com taxas de juros relativamente baixas em comparação ao Brasil.

Assim, vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar, mas é importante fazer uma pesquisa sobre o mercado local antes de investir, assegurando que a localização e a casa escolhida trarão uma demanda sólida e o retorno esperado.

Também é importante conhecer as regras de imposto de renda, pois você terá que declarar os ganhos de capital com o aluguel.

Como comprar imóvel nos EUA para alugar

Agora que você já sabe que vale a pena comprar imóvel nos EUA para alugar, confira o passo a passo para fazer esse investimento.

  • Planeje-se financeiramente: avalie suas economias e estude a melhor opção, se hipoteca, financiamento ou compra à vista
  • Pesquise o mercado imobiliário: certifique-se de que a região desejada permite aluguel de temporada, de que é um local com alta procura e em valorização
  • Encontre o imóvel ideal: há muitas imobiliárias especializadas em atender brasileiros nos EUA
  • Abra uma conta no banco: para transferir o dinheiro do Brasil para os EUA e fazer um financiamento ou hipoteca
  • Prepare a documentação: passaporte, comprovantes de renda e de endereço no Brasil são alguns dos documentos necessários.

Não é preciso ter visto de imigrante, ser residente permanente ou ter a cidadania americana para comprar imóvel nos EUA, mas é importante ressaltar que, ao fazer esse investimento, você não ganha Green Card.

Para imigrar e realizar o sonho americano você deve conquistar o tipo certo de visto, seja de trabalho, de investidor, familiar ou de casamento.