Se o filho nasce nos EUA, os pais ganham Green Card?

Viver nos Estados Unidos é um desejo de muitas pessoas, mas que acaba esbarrando em questões legais, como o visto de permanência no país. Por isso, muitos imigrantes buscam uma forma de conquistar o Green Card, que é concedido a estrangeiros em alguns tipos de situações. Hoje vamos falar, especificamente, sobre uma pergunta que muitos nos fazem: se o filho nasce nos EUA, os pais ganham Green Card?

Em linhas gerais, a resposta é sim, os pais de filhos nascidos nos EUA ganham Green Card. Porém, isso não é algo que acontece de forma automática logo após o nascimento da criança. Vamos entender os detalhes?

Se o filho nasce nos EUA, como os pais ganham o Green Card?

Para quem já viajou para os Estados Unidos ou conhece minimamente a cultura norte-americana, o desejo de viver no país, considerado de primeiro mundo, é grande. Isso porque estamos falando de um local de muitas oportunidades, além de ser uma cultura que prega a liberdade e possui uma economia muito bem estruturada, capaz de proporcionar qualidade de vida aos seus cidadãos.

Assim, viver o chamado “sonho americano”, ou “american dream”, leva muitas pessoas a imigrarem de forma ilegal. Ou seja, chegam aos Estados Unidos como turistas e acabam permanecendo mais do que o tempo permitido pelo seu visto, podendo ter sérias implicações com a justiça local e serem considerados imigrantes ilegais, tendo uma vida limitada.

Por isso, muitas pessoas buscam adquirir o Green Card, que nada mais é do que um documento de imigração permanente. Com o Green Card, o imigrante fica legalizado no país e tem os mesmos direitos do cidadão americano nativo.

Existem algumas formas de se conquistar o Green Gard, mas não é tão simples quanto parece. Uma delas é pelo grau de parentesco com um cidadão americano – como filhos, pais e cônjuges. Daí, muitos casais começam a se questionar: se meu filho nascer nos Estados Unidos terei direito ao Green Card?

A resposta é sim, mas saiba como funciona:

Toda pessoa que nasce nos Estados Unidos automaticamente tem cidadania americana. O mesmo acontece, por exemplo, no Brasil e em alguns outros poucos países. No entanto, isso não garante que seus pais automaticamente também conquistem o Green Card. Apesar disso, a pessoa nascida em território americano pode, sim, garantir o direito aos seus pais de permanecerem no país de forma legal.

Ao completar 21 anos, que é considerada a maioridade nos Estados Unidos, o cidadão americano filho de imigrante pode dar entrada no pedido oficial de Green Card para seus pais. Como, neste caso, o grau de parentesco é direto, de primeiro grau, todo o processo para a aquisição do Green Card por parte dos pais imigrantes com filhos nascidos no EUA tende a ser rápido.

Como solicitar Green Card se o filhos nasce no EUA?

Se um casal brasileiro teve um filho nos EUA, mas por algum motivo precisou voltar ao Brasil, saiba que é possível dar entrada no documento Green Card mesmo à distância.

Neste caso, a primeira etapa para dar entrada no Green Card é iniciar o processo na Petição, junto ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos). Em seguida, o processo é enviado ao Nacional Visa Center e, logo depois, segue para o consulado brasileiro, que se encarregará da emissão do documento nos Estados Unidos.

Caso os pais morem nos Estados Unidos, o processo para dar entrada no Green Card é um pouco diferente. Em primeiro lugar, o solicitante do visto deverá preencher um formulário chamado I-130. Trata-se da solicitação do documento para parentes estrangeiros do cidadão americano. Além disso, deverá preencher o formulário 1-485, que nada mais é do que a solicitação de residência fixa nos Estados Unidos. Ambos os formulários, depois de preenchidos, deverão ser encaminhados ao USCIS, que providenciará o Green Card.

Importante reforçar que se o filho nasce nos EUA, os pais ganham o Green Card, mas apenas quando o cidadão completa 21 anos. Isso porque o filho participa de todo o processo de solicitação do visto, que só pode acontecer após sua maioridade legal – 21 anos, nos Estados Unidos.

Por que ter o Green Card é tão importante para imigrantes?

A imigração ilegal, além de ser uma infração, leva o imigrante a viver de forma isolada e, quase sempre, com medo. Afinal, se for pego vivendo de forma irregular nos Estados Unidos, uma pessoa pode ser deportada e perder tudo que conquistou ao longo dos anos no país.

Além disso, ao possuir o Green Card, a pessoa passa a ter acesso a todos os direitos do cidadão americano, como a liberdade de ir e vir sem estar em desacordo com a Lei, de viajar livremente, de aproveitar tudo o que o país tem a oferecer de maneira completa, de comprar um imóvel, um veículo, de empreender, entre outras atividades.

A pessoa com Green Card pode, ainda, ter acesso à educação de qualidade, à vagas formais de emprego em diversas indústrias, sendo amparada pela Lei americana em tudo o que diz respeito às normas trabalhistas do país. Além disso, pode ter acesso a benefícios e auxílios oferecidos pelo governo em casos de catástrofes ou crises sanitárias, como por exemplo a que vivemos com a pandemia de coronavírus.

Com anos de experiência no segmento de imigração, já ouvimos falar e fomos testemunhas de muitos casos bem-sucedidos de pessoas que conquistaram o Green Card – infelizmente, também já soubemos de histórias malsucedidas de imigrantes ilegais. Desta forma, temos condições de auxiliar os imigrantes a estudar a melhor forma de iniciar o processo para solicitar o Green Card, inclusive em casos como o que acabamos de descrever, de pais que tiveram filho nos EUA podem ter Green Card.

Alcançar o sonho americano não é algo simples e rápido, que acontece da noite para o dia. Pelo contrário, conquistar um Green Card ou outro tipo de visto, como de trabalho ou estudante, requer tempo e planejamento. Conte com a gente para ajudar nesse processo de maneira assertiva, alinhada aos seus objetivos e dentro da Lei.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.