Afinal, quais as profissões se qualificam ao EB2 NIW?

Conseguir um visto americano é o sonho de muitos brasileiros. Em alguns casos esse caminho pode ser facilitado como no caso do visto EB-A modalidade NIW. Esse visto é uma ótima alternativa para profissionais com comprovação de formação em áreas de interesse profissional dos EUA.

Vamos explicar melhor sobre o que se trata essa categoria de visto americano e quais as profissões que se qualificam para o EB-2 NIW.

Vistos americanos de trabalho: EB-2 e EB-2 NIW

EB-2

O visto americano EB-2 é voltado para profissionais de outros países, que tenham boa experiência na área de formação e que desejam ter sua residência permanente nos Estados Unidos, aprovada. Essa categoria é denominada “employment based”, também conhecida aqui como “visto para trabalhadores com habilidades excepcionais”.

Para a maioria dos profissionais que solicitam a aprovação do visto EB-2, é necessário que tenham uma oferta de trabalho permanente nos EUA e uma certificação de trabalho aprovada. Para se qualificar a esse visto, é preciso cumprir pelo menos três dos sete critérios exigidos pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), como descrito abaixo.

Critérios exigidos para aprovação EB-2:

  • Histórico acadêmico e diploma relacionado à sua área de habilidade profissional;
  • Comprovantes, cartas e documentos que demonstrem pelo menos 10 anos de experiência progressiva na sua área profissional;
  • Autorização ou licença válida para exercer a sua profissão;
  • Evidências de que você recebeu remunerações acima da média do mercado por suas contribuições profissionais;
  • Possuir registro ou afiliação em uma associação profissional da sua área;
  • Documentos que comprovem reconhecimento por suas realizações e contribuições dentro da sua área profissional;
  • Outras evidências que comprovem habilidade excepcional em seu campo de atuação profissional.

EB-2 NIW

Para a categoria NIW (National Interest Waiver) ou Força de Interesse Nacional, os solicitantes devem atender a qualificação em “grau avançado” ou apresentar “capacidade excepcional” em sua função.

Estes não precisam de emprego ou oferta de trabalho nos EUA. Atendendo aos critérios exigidos, os solicitantes se qualificam para o “Green Card” com base na análise de seu histórico acadêmico/profissional e seus méritos e conquistas neste campo, para que possam contribuir em áreas onde haja escassez de mão de obra qualificada ou áreas de interesse profissional dos EUA.

Os estrangeiros que buscam o visto pelo NIW é como se solicitassem que a Certificação Trabalhista fosse dispensada devido ao interesse dos Estados Unidos naquele trabalho. É um procedimento que comprova que sua presença nos Estados Unidos será benéfica ao país.

Aqueles que buscam essa isenção podem se auto patrocinar, o que significa que não precisa, obrigatoriamente, que um empregador faça isso. Ou seja, a pessoa pode apresentar o seu trabalho e seu histórico profissional excepcionais, por ela mesma, sem a necessidade de que haja um empregador que faça isso por ela.

Caso você opte por dar início ao processo de requerimento do visto EB-2 por NIW – que se trata da dispensa por força de interesse nacional –, é importante para o sucesso da sua solicitação reunir o maior número de documentos possíveis que comprovem a relevância da sua atuação profissional, assim, as chances de ter o visto deferido serão maiores

Com esses documentos selecionados você precisa provar que:

  • Pretende entrar nos EUA para realizar um trabalho que tenha mérito substancial e importância nacional;
  • Está bem posicionado para avançar com a sua proposta de trabalho nos EUA;
  • Analisando todo o documento apresentado, seria benéfico aos EUA dispensar aos requisitos de oferta e Certificação de Trabalho.

Pessoas que iniciam o processo para o NIW primeiro recebem um Work Permit que é a autorização de trabalho, com validade de um ano e possibilidade de renovação, enquanto aguardam a análise e aprovação do Green Card. Com isso elas devem comprovar as suas qualificações para ter seu visto aprovado.

Existem muitas profissões de várias áreas diferentes que se encaixam no perfil de solicitante NIW. Quanto mais especializado e melhores resultados tiver o seu trabalho, maior a chance de ser relevante para os Estados Unidos. A alegação para a sua solicitação do Visto EB-2 NIW deve ser construída com base em fatos, documentos e uma defesa sólida, coerente e convincente.

Profissionais que se qualificam ao EB-2 NIW

Qualquer profissional, de qualquer área de atuação, pode se qualificar para um visto EB-2 NIW, desde que atendam às qualificações e exigências estabelecidas pelo USCIS.

Com isso há uma grande variedade de ocupações que podem ser usadas para o NIW, por exemplo: pesquisador, cientista, artista, animador, músico, cantor, médico, dentista, piloto, empresário, engenheiro, designer, advogado, terapeuta, economista, professor, empreendedor, veterinário, enfermeira, farmacêutico, urbanista, consultor, gerente e arquiteto.

Porém, atuar em alguma dessas profissões não garante a elegibilidade para o EB-2 NIW. É preciso demonstrar que são profissionais diferenciados e que o seu trabalho, estudo ou projeto será muito proveitoso aos EUA.

Sem a exigência de certificação de trabalho ou oferta de emprego, o EB-2 NIW é uma opção muito interessante para estudantes, pesquisadores, acadêmicos, pós-doutorados, Ph.D. e demais profissionais de nível avançado.

O visto EB-2 NIW representa uma oportunidade para os estrangeiros viverem e trabalharem nos Estados Unidos. É importante contratar um advogado de imigração experiente na questão para auxiliá-lo da melhor forma, tornando o processo mais eficaz e ágil. Este processo tem atendido muitos brasileiros e pode representar um bom caminho para a realização do sonho do visto americano.

Gostou do conteúdo? Tem interesse em saber mais sobre imigração, vistos e tudo relacionado a essa área? Continue conferindo nosso conteúdo aqui no portal IMIGREFÁCIL e em todas nossas redes sociais. Conte conosco para te apoiar nesse projeto!

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.