Como morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, tanto que existem mais cidadãos do Brasil nos Estados Unidos do que em toda a Europa. Porém, para isso, você deve saber como realizar o processo de visto e conhecer mais a fundo as possibilidades de migração para trabalhar e morar em solo norte-americano.

Por isso, neste artigo você vai encontrar algumas das principais informações sobre como morar e trabalhar de forma legal nos EUA!

Por que a preferência pelos Estados Unidos?

Antes de tudo, é importante entender o porquê de muitas pessoas terem vontade de trabalhar ou morar nos EUA. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 40% dos migrantes brasileiros vivem nos EUA, o que é um grande número.

No livro “Goodbye, Brazil”, lançado pela editora Contexto em 2013, Maxine Margolis (que é uma antropóloga norte-americana) destacou de forma bem interessante os motivos pelos quais os brasileiros migram para os EUA, especialmente para o sul da Flórida. Os motivos para morar nos EUA são variados e podem ir desde insatisfação com o Brasil, uma proposta de trabalho, uma oportunidade de estudar no exterior ou até o desejo de viver outra cultura, como bem diz Maxine em seu livro.

Muitas vezes a ideia é desenvolvida desde a adolescência, quando os jovens se apaixonam pelo estilo de vida norte-americano, encantados com o famoso American Dream. Com o tempo, a ideia de morar nos Estados Unidos acaba amadurecendo e passa a guiar as decisões de vida de diversas pessoas em nosso país.

Veja como morar e trabalhar legalmente nos EUA

Quem não é cidadão norte-americano precisa ter um visto adequado ou ter residência permanente, por meio do conhecido Green Card, para poder trabalhar e morar legalmente nos Estados Unidos. Porém, existe mais de um tipo de visto. São três os tipos de vistos que concedem autorização para trabalhar nos Estados Unidos, sem necessariamente conseguir o Green Card:

• Visto H-2B;

• Visto H-3;

• Visto H-1B.

Nos próximos tópicos você vai conhecer cada um deles para entender em quais situações eles podem ser solicitados.

Visto H-2B

Esse primeiro visto é concedido aos estrangeiros que desejam fazer trabalhos temporários ou sazonais em áreas onde há escassez de mão de obra de cidadãos americanos e residentes legais.

Para ter esse visto, você precisa que uma empresa norte-americana tenha contratado você para um serviço temporário. O prazo do contrato de trabalho pode ser de 5 a 10 meses, porém é permitida renovação pelo prazo máximo de 3 anos. O processo envolve algumas etapas, como pedido de certificação do trabalho junto ao Departamento de Trabalho, com prazo mínimo de 60 dias de antecedência ao início da atividade, bem como outras etapas que a empresa contratante realiza.

Apesar de não ser um visto permanente, depois de você ter esse visto, antes do prazo expirar você pode solicitar mudança do status para outro tipo de visto.

Visto H-3

O Visto H-3 é concedido a estagiários estrangeiros que desejam ir aos Estados Unidos para receber treinamento de empregadores. Ele exige o preenchimento do formulário I-129 por parte do empregador, além de necessitar de declaração informando os motivos de o treinamento ser benéfico.

Ademais, para esse visto você precisa realizar entrevista e reunir documentos, como passaporte válido e com foto dentro dos padrões exigidos. Sendo aprovado, o visto permite que você more nos EUA enquanto durar seu programa de treinamento, que em geral tem prazo máximo de 2 anos. Ao contrário do visto anterior, o H-3 não permite a substituição do status, de modo que você deve retornar ao seu país de origem quando o prazo expirar.

Está gostando desse conteúdo? Ao final, acesse nosso site e encontre diversos outros artigos sobre esse tema para ficar ainda mais por dentro do assunto!

Visto H-1B

Por fim, temos o visto H-1B, que é focado na concessão de permissão para moradia e trabalho em território americano por parte de especialistas. Esse é o visto procurado pelos funcionários que pretendem trabalhar nos Estados Unidos em funções pré-contratadas.

Esse visto é concedido para pessoas com qualificação profissional universitária ou com experiência que equivalha ao bacharelado. Em caso de não haver diploma, cada três anos de experiência profissional que a pessoa possuir equivalem ao período de um ano de estudo a nível universitário.

Para conseguir esse visto, você precisa encontrar uma vaga de emprego em empresa americana que tenha tentado preencher com cidadãos americanos, mas que não tenha conseguido. Com isso, frente à ausência de americanos para contratação, a empresa comprova ao governo que você, mesmo estrangeiro, pode preencher a vaga. Assim, a única forma de conseguir esse visto é com a comprovação de insuficiência de mão de obra americana. Durando até 3 anos, ele pode ser estendido 1 vez, não ultrapassando o prazo de 6 anos por visto. Todos os anos, 65 mil vistos desse são emitidos.

Em geral, as empresas possuem advogados e profissionais responsáveis por auxiliar você na obtenção deste visto, o que torna o processo um pouco mais facilitado. No entanto, são necessários diversos documentos e formulários, como diploma, histórico escolar, referências e demais informações, sempre traduzidas para o inglês.

Informações adicionais

Todos os três vistos americanos pedem que o empregador submeta uma petição de trabalho (Form I-129) e que ela seja aprovada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).

Cada visto possui uma especificidade, sendo importante seguir todos os pontos à risca a fim de ter certeza da total aceitação do pedido. Além disso, você deve saber falar inglês para conseguir qualquer um desses vistos.

Portanto, é importante fazer uma análise tanto de sua situação, quanto de seu interesse em viver em solo norte-americano. Dessa maneira, é possível conseguir encontrar o visto ideal para a sua realidade, que contemple todos os seus interesses – desde a permissão de trabalhar, estudar, até mesmo sair do país e voltar quando necessário.

Você tem interesse de trabalhar e morar nos Estados Unidos?

Se sim, não deixe de dar uma olhada em nosso blog! Estamos sempre publicando conteúdo sobre como imigrar para os Estados Unidos, sobre os processos de busca de vistos e muito mais!

Aqui no nosso site você encontra, de maneira descomplicada, a informação mais atual e relevante. Acesse agora mesmo e fique por dentro!