Visto H2A atende trabalhadores agrícolas nos EUA

visto H2A

Trabalhadores agrícolas encontram no visto H2A uma oportunidade de atuar nos EUA por um período determinado.

Com esse visto, você pode aceitar uma vaga sazonal ou temporária para realizar atividades de plantação, cultivo e colheita.

Neste artigo, vamos explicar o que é o visto H2A, seus requisitos e exigências, quem pode solicitar e a diferença para o visto H2B.

O que é o visto H2A? 

O visto H2A, da categoria de não imigrante, é um programa voltado para trabalhadores agrícolas.

Por meio dele, fazendeiros americanos podem contratar estrangeiros para preencher vagas quando há falta de mão de obra no país.

Os serviços prestados são de natureza temporária e sazonal em fazendas, plantações, ranchos, viveiros, pastagens, estufas, pomares ou outros locais semelhantes.

O trabalho sazonal está vinculado a uma determinada época do ano, quando é necessário mais ajuda do que o normal.

Já o trabalho temporário não dura mais de um ano.

O período máximo de moradia nos EUA com o visto H2A é de três anos.

Além disso, cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhar o trabalhador na viagem para os EUA com o visto H4, mas não podem exercer qualquer atividade remunerada.

A seguir, conheça as exigências do visto H2A.

Como funciona o visto H2A nos EUA

Para participar do programa de visto H2A, é preciso que empregador e empregado cumpram certos requisitos.

Em primeiro lugar, o peticionário (empregador) deve comprovar ao governo americano que há escassez de mão de obra qualificada e disposta, demonstrando que a única saída para preencher a vaga é a contratação de um estrangeiro.

Outro fator importante é que a oferta de emprego seja temporária ou sazonal.

Por fim, há a exigência de que a contratação de um estrangeiro não afete salário e condições de trabalho de americanos em posições similares.

Por parte do trabalhador, é necessário ter uma oferta de emprego nas condições exigidas (temporário ou sazonal e na área agrícola), ter as qualificações necessárias para a ocupar a vaga e realizar o processo consular de solicitação de visto.

Mas este não é o único visto da categoria H2, como veremos a seguir.

Qual a diferença dos vistos H2B e H2A

Tanto o visto H2A quanto o visto H2B são de caráter temporário, para atender áreas em que há falta de mão de obra e os imigrantes necessitam de oferta de emprego de empresa norte-americana para conquistá-lo.

Ainda, nenhum dos dois vistos requer profissionais especializados, de grande destaque em suas áreas ou com formação avançada, devendo apenas estarem preparados para desenvolver as atividades da vaga em questão.

A grande diferença é que o segundo é voltado para trabalhadores que não vão atuar no setor agrícola.

Dentre as áreas do H2B estão jardinagem, turismo, hotelaria, cruzeiros, resorts, restaurantes, manutenção, construção e zeladoria.

Voltando ao visto H2A, ligado à agricultura, veja quem pode solicitar essa autorização temporária de trabalho agrícola.

Quem tem direito ao visto americano H2A?

Há uma lista de mais de 80 países elegíveis para o visto H2A, e o Brasil é um deles.

Para solicitar um visto H2A, você deve:

  • Ter oferta de emprego sazonal ou temporário em agricultura
  • Ter mais de 18 anos
  • Demonstrar capacidade física de desenvolver as atividades da vaga de trabalho
  • Comprovar a intenção de retornar ao Brasil após o término das atividades.

Quer saber que tipo de empregador busca trabalhadores agrícolas sazonais ou temporários?

Veja a seguir.

Quais empresas contratam com o visto H2A? 

No geral, fazendeiros e empresas na área de agricultura, silvicultura, pesca e caça buscam trabalhadores estrangeiros por falta de mão de obra nos EUA.

Segundo o Departamento de Trabalho (DOL), as maiores oportunidades de emprego estão em pomares, fazendas e plantações de tabaco.

Já as colheitas com mais oportunidades são de melão, alface, frutas e vegetais, milho e frutas vermelhas.

Ficou interessado em solicitar seu visto H2A?

Então conheça a seguir as etapas desse processo.

Como conseguir o visto H2A

A solicitação do visto H2A passa por diversas etapas, sendo que as primeiras devem ser realizadas pelo empregador interessado em contratar um estrangeiro.

A empresa deve inicialmente submeter uma solicitação de Certificação de Trabalho Temporário ao DOL.

Com a aprovação, deve submeter uma petição com o formulário I-129 ao Serviço de Imigração (USCIS).

Se aprovado, receberá o formulário I-797.

A partir daí, é a vez de o trabalhador dar andamento ao processo, conforme as etapas abaixo.

Formulário DS-160 

Levando em consideração que você já encontrou uma vaga de emprego, já recebeu uma oferta de um empregador americano e a petição I-129 já foi aprovada, você deve então solicitar o visto H2A.

Faça isso junto ao Departamento de Estado, acessando o site do Centro de Solicitação Eletrônica Consular.

Leia atentamente as instruções e preencha o formulário DS-160.

Forneça todas as informações solicitadas com atenção para evitar erros.

Taxa 

Não esqueça de pagar a taxa de US$ 160.

Para isso, acesse o site de um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e crie uma conta.

Segundo informações do Departamento de Agricultura dos EUA, o trabalhador deve ser reembolsado no primeiro contracheque.

Agendamento de entrevista 

Após envio do formulário, agende coleta de dados biométricos e entrevista no consulado.

Para isso, crie uma conta no Serviço Oficial de Agendamento de Vistos do Departamento de Estado dos EUA.

Esteja preparado para viajar a uma cidade onde há consulado americano, caso não exista um onde você mora.

Documentação 

Prepare a documentação necessária para levar na entrevista, incluindo:

  • Passaporte válido
  • Página de confirmação de envio do DS-160
  • Formulário I-129
  • Aviso de aprovação I-797.

Coleta de dados 

Compareça ao CASV para coleta de impressões digitais e fotografia.

Se sua solicitação for em Porto Alegre, a coleta de dados e a entrevista serão realizadas no mesmo dia e local.

Entrevista

Compareça à embaixada ou consulado para a entrevista, levando toda a documentação necessária.

Após aprovação, você receberá seu passaporte com o visto H2A em casa ou deverá retirá-lo no consulado, conforme opção escolhida no agendamento da entrevista.

Pronto, agora é só fazer as malas para essa experiência de viver e trabalhar nos EUA.

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