O Visto EB-3: tudo o que você precisa saber

Entre os tipos de vistos que você pode obter nos EUA está o EB-3 que é de imigração e que concede residência permanente. Mas você sabe em quais casos pode solicitar esse visto e quais os requisitos? Se você está querendo morar nos EUA de forma definitiva para trabalhar, precisa conhecer essa possibilidade.

Veja agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre o visto EB-3 e conheça as formas de obter o Green Card através dele!

Tipos de vistos dos EUA

Como dito acima, existem vários tipos de vistos que uma pessoa pode solicitar aos EUA, alguns que permitem a estadia por prazo determinado e outros que possibilitam a residência permanente através do famoso Green Card.

Alguns exemplos de vistos, são:

• H1-B;

• EB-5;

• E-1;

• E-2;

• EB-2;

• EB-3;

• F.

O visto H1-B, por exemplo, é utilizado quando uma empresa está transferindo um empregado aos EUA de forma temporária. Nesse caso, depois de expirado o prazo da transferência, o empregado precisa voltar ao país de origem.

Além disso, existem vistos para estudantes acadêmicos permaneceram tempo determinado nos EUA, o que é válido enquanto dura o período de estudos. Outras modalidades englobam intercâmbios, atletas, artistas e muito mais.

Porém, um desses tipos é para profissionais qualificados, que é o chamado EB-3 e é sobre ele que você irá conhecer mais afundo nos próximos tópicos.

Quer descobrir como comprar uma casa nos EUA? Acesse nosso site e leia o artigo que preparamos para você!

O que é o visto EB-3

O visto EB-3 é um dos vistos que concedem o Green Card, que é a autorização de residência permanente, sem prazo de duração. Ele é destinado a trabalhadores qualificados, profissionais e outros.

Para solicitar esse visto você precisa ter fundamentação em um emprego existente nos EUA e que seja requisito ter certa qualificação, como bacharelado ou curso equivalente, dois anos de experiência ou treinamento. E, em alguns casos, pode até ter menos de dois anos de experiência.

Trabalhador qualificado

Para você se enquadrar como um trabalhador qualificado é preciso comprovar experiência de treinamento de 2 anos na sua área de formação ou, pelo menos, 2 anos de experiência profissional que seja de relevância.

Além disso, um processo de certificação de trabalho é realizado pelo país norte americano para verificar se não existem trabalhadores americanos que possam preencher o cargo que você almeja.

Clique aqui e descubra tudo o que precisa saber sobre seguro nos EUA e obtenha seu Green Card com maior segurança!

Trabalhador não qualificado

Existem casos em que a aprovação do visto EB-3 pode acontecer sem a necessidade da qualificação descrita acima, sem que haja 2 anos de experiência profissional. No entanto, pode ser mais difícil de obter a aprovação.

Profissionais

Na modalidade de profissionais, o visto é emitido para estrangeiros que tenham grau escolar superior ou equivalente ao que é requisitado normalmente aos trabalhadores americanos.

Como solicitar o visto EB-3

Para solicitar qualquer uma das três modalidades do visto EB-3 a empresa interessada na contratação do estrangeiro deve realizar requerimento ao governo dos EUA.

Primeiramente, a empresa preenche um formulário de certificação de trabalho dizendo que não foi possível preencher a vaga com um trabalhador local.

Além disso, a empresa precisa comprovar que possui estabilidade financeira, bem como que o salário pago será o mesmo pago a um empregado americano, além de uma série de outros requisitos.

Ademais, o trabalhador estrangeiro também deve preencher um formulário, que pode ser feito online, solicitando sua candidatura de trabalho. Diversos documentos civis são exigidos, além de exame médico e comprovante de vacinação.

Entre os documentos você precisa apresentar:

• Passaporte com válido por mais de 6 meses;

• Certificação de trabalho com aprovação dos EUA;

• Oferta de emprego;

• 2 fotos;

• Registros criminais e judiciais.

A última etapa de avaliação do visto é a entrevista, que somente acontece se todos os documentos e solicitações anteriores estiverem de acordo com as exigências dos EUA.

Essa entrevista pode ser feita na Embaixada norte americana no Brasil, não é necessário que você vá até os EUA para participar da entrevista, o que facilita muito o processo e torna o procedimento mais econômico e tranquilo.

Dúvidas sobre imigração? Acesse aqui nosso guia prático sobre imigração nos EUA e fique por dentro das principais questões sobre o assunto!

Como fica sua família com a aprovação do seu visto EB-3?

Quando seu visto para residência permanente em função de trabalho é aprovado e você possuir uma família, não precisa se preocupar pois você pode levar algumas pessoas com você.

O cônjuge e filhos que sejam menores de 21 anos e solteiros podem ir morar nos EUA junto com você. Nesse caso, eles precisam solicitar vistos específicos. O cônjuge solicita o visto E-34 se estiver dentro da classificação de trabalhador qualificado e os filhos solicitam o visto E-35.

Se o cônjuge não for trabalhador qualificado, mesmo assim pode ir, no entanto o visto a ser solicitado é o EW-4. E nessa hipótese, o visto dos filhos também muda, sendo o EW-5.

Para que seja viável o cônjuge acompanhar você aos EUA, sem prejudicar a renda da família, o país permite que ele consiga trabalho através de um documento de autorização de emprego.

Conclusão

Em conclusão, o visto EB-3 pode não ser um dos mais simples de se obter, no entanto proporciona o Green Card e permite que você more nos EUA permanentemente mesmo que tenha uma família.

Além disso, é um visto que proporciona grande segurança a você, pois boa parte da tramitação fica a cargo do empregador que costuma ter assessoria especializada e ele cobre os custos da solicitação.

Dessa forma, se você deseja ser contratado por uma empresa dos EUA ou se já recebeu alguma proposta, agora sabe mais sobre como é o visto EB-3, requisitos, documentação e como fazer a solicitação.

Assim, vai conseguir realizar todos os passos com maior tranquilidade e confiança, que são características tão essenciais em procedimentos burocráticos como esse.

Ficou com alguma dúvida? Entre hoje mesmo em nosso site e contate nossa equipe para ter ainda mais tranquilidade no processo imigratório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *