Universidade nos EUA: conheça as melhores opções

Frequentar os bancos acadêmicos em uma renomada universidade nos EUA é o sonho de muitos estudantes mundo afora, já que o país é conhecido pelo seu sistema educacional de qualidade.

São mais de 4 mil instituições de ensino superior espalhadas pelo seu território e que se destacam nas mais diversas áreas do conhecimento.

Muitas são consideradas as melhores universidades dos EUA por diferentes rankings, e por elas passaram importantes nomes da ciência, saúde, política, economia, negócios, cinema, música, literatura, esportes e tantas outras esferas.

Conquistar um diploma em uma universidade nos EUA, especialmente dentre as consideradas de ponta, é um diferencial para a sua carreira e currículo, mas escolher qual delas frequentar (e ser aceito) pode ser uma tarefa complexa.

Isso porque, além da grande oferta de excelentes universidades – que pode deixar você com dois (ou mais) corações – o processo seletivo dessas instituições é rigoroso e acirrado.

Sem contar que, como estrangeiro você ainda precisa conquistar um visto.

Então, para ajudar nessa escolha, vamos apresentar neste texto uma lista de universidades nos EUA consideradas as melhores segundo o ranking da Forbes.

Acompanhe até o final!

Qual é a melhor universidade nos EUA?

Quando pensamos no conceito de melhor universidade nos EUA, o termo Ivy League pode surgir à mente, já que é um grupo com oito das mais renomadas instituições privadas do país, sinônimo de prestígio e seletividade.

A denominação surgiu em 1954, como referência a instituições particulares que se destacavam por desempenhos esportivos excepcionais, como basquete e hóquei.

A Ivy League é formada por:

  • Universidade Brown
  • Universidade de Columbia
  • Universidade de Cornell
  • Universidade de Dartmouth
  • Universidade de Harvard
  • Universidade de Princeton
  • Universidade da Pensilvânia
  • Universidade de Yale.

Elas variam em tamanho, com cada instituição matriculando entre 4,5 mil e 15,5 mil alunos de graduação, e são altamente competitivas, admitindo menos de 1 a cada 10 candidatos.

Estudantes de elite, edifícios cobertos de hera (ivy, em inglês), quadras arborizadas e ex-alunos de prestígio: essa é uma descrição típica de uma universidade nos EUA que integra a Ivy League, com muitas das melhores faculdades do mundo.

No entanto, as excelentes universidades dos EUA não se limitam a essas 8 instituições e há muitas outras renomadas e de extremo valor, como MIT, Stanford, Duke, NYU e Caltech.

Por isso, na hora de escolher a melhor universidade nos EUA, vale a pena consultar rankings confiáveis e que anualmente avaliam a qualidade do ensino superior no país.

E, claro, entender que o que classifica uma instituição como a melhor pode depender também de outros fatores, como o curso que você deseja fazer.

As melhores universidades nos EUA segundo a revista Forbes

A Forbes possui o ranking Top Colleges, que reflete os resultados dos alunos e avalia fatores internos e externos, como:

  • Educação de primeira linha a um ótimo preço
  • Custos anuais e taxas de dívidas
  • Satisfação dos estudantes
  • Preparação para carreiras bem remuneradas
  • Inserção no mercado de trabalho
  • Formação de alguns dos empresários e líderes mais bem-sucedidos em serviço público, ciência e tecnologia.
  • Quantidade de prêmios ganhos pelos alunos.

Todos esses critérios devem ser levados em consideração na hora de definir qual universidade nos EUA você deseja frequentar, afinal, a formação refletirá diretamente no seu futuro.

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT)

O MIT é uma das principais universidades de pesquisa global, formando mentes que estão na vanguarda de áreas como inteligência artificial, adaptação climática, câncer, redução da pobreza e outras.

No último ano, seus pesquisadores registraram 439 patentes e 25 empresas foram formadas usando a propriedade intelectual da universidade.

Apesar do foco em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), seu currículo é abrangente e inclui requisitos de laboratório e um teste de natação de quase 100 metros.

Fundado em 1861 e localizado em Cambridge, o MIT é uma instituição privada, vizinha de Harvard, com um campus de 68 hectares que abriga 12 museus e galerias, 30 departamentos, 5 escolas e uma faculdade.

Tanto no corpo docente como dentre os alumni (ex-alunos), há vencedores de prêmios como Pulitzer e Nobel.

2. Universidade de Stanford

Fundada em 1891 e situada na Califórnia, no coração do Vale do Silício, Stanford tem um dos maiores campi universitários dos EUA, com 18 institutos de pesquisa, sete escolas, mais de 69 áreas de estudos na graduação e mais de 200 programas de pós-graduação.

Considerada uma das grandes responsáveis pela internet como a conhecemos hoje, já na década de 1970 Stanford estava vinculada a projetos que visavam a criação de uma rede integrada de computadores.

Esta universidade privada de pesquisa de classe mundial é conhecida por seus programas STEM, que produziram inúmeros ganhadores de prêmios Nobel, Turing e da Medalha Fields.

A lista de ex-alunos inclui o bilionário capitalista de risco Peter Thiel, o cofundador do Instagram Kevin Systrom, o senador Cory Booker e Sandra Day O’Connor, a primeira mulher juíza da Suprema Corte.

Se inovação é o que você procura, com certeza encontrará nos corredores desta universidade.

3. University of California, Berkeley

Também situada no estado da Califórnia, a Universidade da Califórnia, Berkeley conta com mais de 150 departamentos, 8 unidades de pesquisa e 5 faculdades, tendo no seu corpo docente 4 vencedores do Prêmio Pulitzer.

Berkeley está no topo do ranking Forbes entre as instituições públicas, tendo sido fundada em 1868, com uma tradição de liderar mudanças tecnológicas e sociais.

Seus integrantes atuaram em avanços como a descoberta das vitaminas E e K e na criação da vacina contra a gripe.

Seus alunos têm forte tradição de envolvimento em movimentos de justiça social desde o Movimento pela Liberdade de Expressão, na década de 1960.

A instituição é a maior produtora de membros do Corpo da Paz.

4. Universidade de Princeton

Princeton, em Nova Jersey, foi a primeira das oito Ivy Leagues a aparecer na lista da Forbes em 2020, ocupando atualmente o 4º lugar.

Fundada em 1746, é a quarta mais antiga e é sinônimo de tradição, sendo uma das principais universidades privadas de pesquisa, com mais de 30 cursos e 50 certificados.

Nada menos que 18 vencedores do prêmio Nobel estudaram em Princeton, dentre eles o matemático John F. Nash.

Outro ponto interessante a respeito dessa universidade é o fato de que 98% dos seus estudantes vivem no campus.

O alojamento é assegurado a todos ao longo do curso e os alunos são distribuídos em seis dormitórios.

Tudo isso facilita o acesso às atividades extracurriculares promovidas por Princeton, que são numerosas.

5. Columbia University

Localizada em Manhattan, Nova York, a Universidade de Columbia também integra a Ivy League.

Fundada em 1754, possui três escolas de graduação, 13 escolas de pós-graduação e profissionais, um centro médico, quatro faculdades e seminários afiliados, 25 bibliotecas e mais de 100 centros e institutos de pesquisa.

A moradia nessa instituição privada é garantida por todos os quatro anos de curso, e a maioria dos alunos aproveita isso.

Mais ganhadores do Prêmio Nobel se formaram ou lecionaram na Columbia do que em qualquer outra universidade da Ivy League.

Dentre seus ex-alunos estão 34 presidentes e primeiros-ministros e nove juízes da Suprema Corte.

6. University of California, Los Angeles (UCLA)

A Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) é a que tem mais inscrições nos EUA, com mais de 125 cursos de graduação e professores premiados.

Essa universidade pública de pesquisa foi fundada em 1919 e oferece várias bolsas de mérito.

Dentre seus notáveis ex-alunos estão o pioneiro da MLB Jackie Robinson, o cineasta Francis Ford Coppola, o diplomata Ralph Bunche e a senadora Kirsten Gillibrand.

7. Williams College

Nem todas as universidades do topo do ranking Forbes estão em grandes centros urbanos.

A Williams College fica na zona rural de Williamstown, no estado de Massachusetts, e está entre as mais antigas e prestigiadas escolas de artes liberais do país.

Essa universidade nos EUA enfatiza o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e comunicação.

Em 2022, a Williams se tornou a primeira faculdade do país a implementar uma política de ajuda financeira “totalmente concedida”, eliminando a necessidade de empréstimos e emprego de estudantes.

Dentre seus alumni de destaque estão o presidente James Garfield, o bilionário investidor Herbert Allen Jr. e o cineasta John Frankenheimer.

8. Universidade de Yale

Mais uma instituição da Ivy League, Yale foi fundada em 1701 e fica no estado de Connecticut.

Essa é a universidade privada mais cara da lista da Forbes, mas sua política de ajuda financeira visa evitar que os alunos precisem fazer empréstimos.

Assim, a escola atende a todas as necessidades financeiras demonstradas pelos alunos, independentemente do status de imigração ou cidadania.

Yale incentiva seus alunos a se aventurarem em campos acadêmicos desconhecidos, com mais de 1,2 mil oportunidades de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia, abrangendo 45 programas de graduação, 14 escolas e um campus de 105 hectares.

Podemos destacar entre seus ex-alunos os fundadores do Morgan Stanley, Pinterest, FedEx, Boeing e Blackstone Group, além de três presidentes dos EUA.

9. Duke University

Localizada em Durham, Carolina do Norte, a Duke oferece 53 cursos de graduação, incluindo os melhores em ciência da computação, economia e políticas públicas.

Seu jornal estudantil, The Chronicle, é publicado desde 1905, sendo também uma potência do atletismo, com o Duke’s Blue Devils, que compete em 27 esportes.

A instituição se compromete a atender 100% das necessidades financeiras demonstradas pelos estudantes e 64% dos alunos se formam sem dívidas.

Os bilionários Melinda Gates e David Rubenstein se formaram na Duke, assim como a ex-presidente da WNBA Lisa Borders e o astro da NBA Kyrie Irving.

10. ​​University of Pennsylvania

Também integrante da Ivy League e fundada por Benjamin Franklin, a Universidade da Pensilvânia cobre quase 121 hectares no oeste da Filadélfia, próxima ao centro da cidade e a várias faculdades vizinhas.

Conhecida como UPenn, oferece quatro escolas de graduação nas áreas de Artes e Ciências, Engenharia e Ciências Aplicadas, Enfermagem e Negócios.

A universidade formou vários ex-alunos notáveis, incluindo o cantor e compositor John Legend, a jornalista Andrea Mitchell e os empresários Elon Musk, Tory Burch e o ex-presidente Donald Trump.

A universidade se dedica a atender 100% das necessidades financeiras demonstradas pelos alunos com bolsas e financiamento de estudos e trabalhos.

Outras universidades de excelência nos EUA

Para além das universidades nos EUA indicadas como top 10 pelo ranking da Forbes, o país é a casa de muitas outras instituições de excelência, como:

  • Harvard: instituição de ensino superior mais antiga dos EUA, foi fundada em 1636, a vizinha do MIT é formada por 12 escolas e pelo Instituto Radcliffe, com 49 concentrações na graduação e a maior biblioteca acadêmica do mundo
  • NYU: fundada em 1831 na cidade de Nova York, é a maior universidade privada dos Estados Unidos, com 11 escolas
  • Caltech: Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, abriga o Einstein Papers Project, o Jet Propulsion Laboratory (da NASA) e um centro de inovação energética
  • Universidade da Flórida: melhor e mais antiga universidade do Sunshine State, é uma das cinco maiores dos EUA e está entre as instituições públicas com maior diversidade acadêmica, com mais de 200 programas de graduação
  • Dartmouth College: a menor da Ivy League educou alguns dos mais brilhantes dos EUA na zona rural de Hanover desde 1769, com um calendário que permite aos alunos flexibilidade para assistir às aulas, buscar pesquisas e estágios
  • Cornell: universidade particular de médio porte da Ivy League, com mais de 100 centros de pesquisa e laboratórios
  • Georgetown: instituição privada de pesquisa jesuíta localizada em Washington, DC, é a casa da escola mais antiga dos EUA para assuntos internacionais.

Como se candidatar a uma universidade nos EUA?

Uma dúvida de muitas pessoas está ligada a como conseguir uma vaga em uma universidade nos EUA, que possuem processos seletivos rigorosos e em um sistema diferente do vestibular brasileiro.

Cada instituição possui exigências e critérios próprios, mas um padrão similar.

Nesse sentido, é possível citar que o candidato precisará atender às seguintes especificações:

  1. Valorização do perfil de cada estudante
  2. Valorização das atividades extracurriculares
  3. Preenchimento de questionários (Application Forms)
  4. Testes padronizados, como o SAT (similar ao ENEM)
  5. Testes de idiomas (como TOEFL e IELTS)
  6. Ensaios pessoais contando a sua trajetória como estudante
  7. Histórico escolar
  8. Cartas de recomendação (sejam de professores ou de outras pessoas que te conhecem bem)
  9. Entrevista com a banca examinadora.

Em resumo, esse é o processo para se candidatar a uma universidade nos EUA.

Além de tudo isso, é claro que para frequentar uma universidade nos EUA você também vai precisar de um visto de estudante.

Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais!