Veja quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos

Quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos

Quer saber quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos?

Afinal, ao planejar uma mudança de vida para a terra do Tio Sam, você também precisa pensar na adaptação das crianças em idade escolar, que terão um currículo diferente do que já conheceram.

Isso e o contato com uma cultura diferente pedem um pouco de atenção, não é mesmo?

Para ajudar nesse processo delicado, este texto apresenta as disciplinas escolares nos Estados Unidos, mostrando quais são obrigatórias e quais são opcionais, além de algumas curiosidades sobre o Ensino Médio no país.

Quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos?

Quem tem filhos em idade escolar e pretende imigrar para os EUA precisa entender como funciona o sistema educacional por lá, a começar pela divisão dos níveis de ensino e séries.

A educação infantil começa com o Pre-K, equivalente às escolinhas ou pré-escola no Brasil, seguido do Kindergarten, o nosso jardim de infância.

Depois disso, a criança segue para o Ensino Fundamental, que nos EUA é dividido em Elementary School, da 1ª até 5ª série, e Middle School, da 6ª a 8ª série.

O Ensino Médio é chamado de High School e vai do 9º ao 12º ano, sendo que cada um tem uma classificação: Freshman, Sophomore, Junior e Senior.

Outra diferença entre as escolas brasileiras e americanas é que, além das disciplinas obrigatórias, os alunos do Ensino Médio podem montar parte da sua grade curricular.

Há uma grande variedade de disciplinas eletivas que o estudante pode escolher, já com foco no seu interesse vocacional, ou seja, no que desejam cursar na universidade.

A seguir, conheça quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos, tanto obrigatórias quanto eletivas.

Disciplinas obrigatórias

Cada estado determina o currículo, e os distritos, escolas e professores decidem como implementá-los.

No geral, as disciplinas básicas obrigatórias são:

  • Inglês (leitura, escrita, gramática e ortografia)
  • Matemática (álgebra, geometria, estatística e cálculo/probabilidade)
  • Ciências (Química, Física, Biologia)
  • Estudos Sociais (história, geografia, economia, cidadania).

Muitas escolas também exigem Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

A maioria dos estados tornou obrigatória disciplinas de saúde para que os alunos aprendam sobre primeiros socorros, nutrição, sexualidade e conscientização sobre drogas.

Disciplinas opcionais

Nos EUA, os estudantes podem selecionar várias disciplinas eletivas, que variam conforme seus interesses e habilidades.

Eles podem ficar mais perto do currículo obrigatório, com conteúdos como literatura americana, ou podem focar em aptidões que desejam desenvolver, como artes visuais, música, teatro ou o jornal da escola.

Podem também escolher disciplinas técnicas, como economia doméstica.

Há ainda a possibilidade de se envolver em atividades extracurriculares, como clubes de xadrez, produções teatrais, projeto de ciências.

Essas atividades geralmente são realizadas no turno inverso e, apesar de não contarem como créditos para a conclusão do Ensino Médio, são vistas com bons olhos pelas universidades na hora da seleção.

Agora que você já sabe quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos, veja mais algumas curiosidades a seguir.

Outras curiosidades escolares nos Estados Unidos 

Existem ainda algumas peculiaridades do Ensino Médio nos EUA que você deve conhecer antes de imigrar e matricular seu filho ou sua filha em uma escola por lá.

  • Troca de sala: assim como no Brasil, cada disciplina a partir da 5ª ou 6ª série tem professores diferentes, porém, nos EUA quem muda de sala são os alunos
  • Turno: em média os estudantes têm 6 períodos por dia, num total de 7 horas, com uma hora de almoço
  • Ano letivo: as aulas começam entre agosto e setembro, após as férias de verão (summer break), que vão de maio a julho
  • Férias: além das férias de verão, há mais duas semanas de férias ao longo do ano, de primavera (spring break), em março ou abril, e de inverno (winter break), no Natal e Ano Novo
  • Incentivo ao esporte: o envolvimento com esportes é incentivado e muitos estudantes podem conquistar bolsas em universidades
  • Sistema de créditos: a maioria das escolas usa sistema de créditos para medir o progresso do estudante rumo à conclusão do Ensino Médio, que geralmente é de 120 horas por ano, com um mínimo de 6 ou 7 créditos
  • GPA: equivalente ao histórico escolar, com todas as notas e média de desempenho ao longo da vida escolar, com grande peso na hora de aplicar para universidades, já que nos EUA não tem vestibular e sim o SAT (espécie de ENEM).

Você sente que está chegando a hora de viver o sonho americano com a sua família e matricular seus filhos em uma escola nos EUA?

Para conhecer todas as etapas do processo de morar, trabalhar e estudar nos Estados Unidos, conheça nosso guia prático e completo sobre imigração!