Estudar nos Estados Unidos: como conseguir uma bolsa para faculdade nos EUA?

Muitos jovens sonham em garantir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. O país conta com diversas universidades de alto nível, sem falar na experiência de viver fora do Brasil, aprender novas culturas e melhorar uma língua tão importante como o inglês.

Mas nem sempre é fácil saber todos os passos e requisitos necessários para a tentativa de admissão e conquista da bolsa. Este é justamente o objetivo deste conteúdo: explicar um pouco melhor como é possível conseguir uma bolsa para faculdade nos EUA.

Antes de entrarmos diretamente no tema, convidamos o leitor a, após a leitura deste texto, conferir também nossos e-books sobre vários temas relacionados à vida nos Estados Unidos. São eles: Como abrir seu negócio nos EUA, Comprar sua casa nos EUAComo dirigir nos EUAComo aprender inglês morando nos EUATudo que você precisa saber sobre seguros nos EUAGuia Prático de Imigração para os EUA e Viajando pelos Estados Unidos.

Com estes conteúdos em mãos, temos certeza que você aprenderá tudo o que precisa para construir uma vida por lá. Agora, vamos falar sobre as bolsas para faculdade!

Como conseguir bolsa para estudar nos Estados Unidos?

Obviamente, com a quantidade enorme de faculdades nos EUA, é difícil fazer uma generalização total ou abarcar os meios que cada instituição tem para admitir alunos. Então, aqui falaremos um pouco sobre maneiras mais comuns e consolidadas de alcançar o objetivo de garantir a bolsa para estudar nos Estados Unidos. Lembrando que, para estudar numa instituição de ensino superior, será necessário o VISTO apropriado pra isso. Confira esse VIDEO no qual damos orientações sobre o visto de estudante.

Uma forma é tentar a inscrição direta. O aluno escolhe as faculdades pelas quais tem interesse e envia todos os documentos, realizando os processos necessários para a aplicação.

Geralmente, as universidades tendem a dar oportunidades aos alunos mais brilhantes, pois entendem que ter estas pessoas em sua instituição é importante. Portanto, o processo de seleção para alcançar a bolsa não é fácil, com a necessidade de apresentar projetos, mostrar os motivos pelos quais você merece ser escolhido para estudar naquela faculdade, etc.

Formas de conseguir a bolsa

Mesmo que o candidato em questão não tenha resultados acadêmicos fora de série (e não há demérito nisso!) para convencer a faculdade, há outros tipos de méritos que também são levados em consideração: é este ponto que faz com que mais brasileiros possam sonhar em garantir a bolsa de estudos para estudar nos Estados Unidos.

Por exemplo, habilidades: se o aluno tem bom conhecimento artístico, trabalha em áreas como a música, o cinema ou o teatro, pode conseguir um tipo de bolsa especial em algumas faculdades, destinadas para este tipo de caso.

Bolsa para atletas

O mesmo vale para esportistas. Na verdade, este é um dos meios mais comuns. Como o Brasil costuma ter vários bons atletas em diferentes esportes, esta porta abre-se mais claramente.

Como o esporte e a educação andam juntos por lá, a bolsa para atletas é comum. O aluno faz a aplicação em relação à modalidade que pratica e ganha bolsa para, ao mesmo tempo que faz seu curso, defender o time da faculdade no esporte em questão. Muitos jogadores de futebol, tenistas e outros conseguem vagas assim por lá, com descontos na mensalidade.

Outros modelos

E seguem os modelos para se conseguir bolsa em faculdades nos EUA. Por exemplo: um tipo que também existe em vários locais é o chamado Work on Campus, que significa “Trabalho no Campus”.

Neste caso, se a bolsa oferecida para o estudo não for suficiente para o aluno conseguir pagar, ele tem a possibilidade de trabalhar no campus da universidade como uma forma de aumentar esta bolsa. Então, ele pode ajudar em funções diárias, como limpeza, monitoria dos quartos, realização de eventos da faculdade etc. Fazendo isso, a instituição aumenta a bolsa e diminui o valor final a ser pago.

Também existem as bolsas reservadas para grupos específicos, como etnia minoritárias, mulheres, jovens com necessidades especiais ou que passaram por doenças sérias, entre outras.

O fato é que existem muitas de formas de conseguir bolsa de estudos. Cada aluno pode tentar encontrar a maneira que mais agrada, na instituição desejada. Como dissemos, são diversas boas faculdades e é impossível citar os processos específicos de cada uma.

Mas, de maneira geral, estes formatos que citamos acima são os principais. A tentativa de aplicação direta, mostrando resultados acadêmicos que indiquem a relevância do aluno para a produção acadêmica é importante, mas há outros meios.

Portanto, se é o sonho do jovem e de sua família, é preciso encontrar o melhor caminho. É bom de esportes? Dá para tentar. É bom em artes? Também. Sem falar nas outras possibilidades, como o Work in Campus e as bolsas para grupos específicos, que sonhem em estudar nos Estados Unidos.

Conte com instituições que ajudam no processo

Além disso, é importante citar que há algumas instituições educacionais dos EUA (casos do Education USA e do International Institute of Education, entre outros) que podem auxiliar no processo, fazendo uma ponte direta entre aluno e faculdade, conectando as partes e facilitando as conversas para que a chance de sucesso aumente.

Com todas estas possibilidades, o jovem interessado na bolsa só precisa acreditar e entender em quais categorias ele tem mais chance ao aplicar uma tentativa de estudar nos Estados Unidos. Todos têm chances quando lutam para concretizar seu sonho.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.