Quando começa o ano letivo nos Estados Unidos e como funciona

Saber quando começa o ano letivo nos Estados Unidos é fundamental para quem tem interesse em estudar no país mais rico do mundo.

Isso porque o calendário escolar estadunidense é totalmente diferente do brasileiro.

Para você ter uma ideia, o início das aulas nem sequer coincide com o início do ano, mas com o meio dele.

A seguir, vamos entender quando começa o ano letivo nos Estados Unidos, como são distribuídos os períodos de férias e quais as diferenças entre o sistema escolar americano e o brasileiro.

Continue lendo e fique bem informado para realizar seu objetivo de estudar nos EUA.

Quando começa o ano letivo nos Estados Unidos?

Você vai se surpreender ao saber quando começa o ano letivo nos Estados Unidos: entre agosto e setembro, logo após as férias de verão por lá – o chamado Summer Break.

Muito diferente do Brasil, não é mesmo?

Apesar de existir um consenso geral sobre o calendário escolar, as instituições educacionais têm a liberdade de definir a data de início e as folgas que ocorrem durante o ano conforme sua organização.

Além disso, o fator decisivo para a distribuição do ano letivo nos EUA é o clima.

Como os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são marcados por um inverno rigoroso, não faria sentido usar esse período para as férias escolares.

Logo, foi determinado o início das aulas no meio do ano, com as férias de verão concentradas nos meses de junho, julho e agosto – quando as temperaturas mais altas favorecem o lazer e a convivência.

Já as matrículas são realizadas entre fevereiro e março.

Dessa forma, o ano letivo nos EUA atravessa o Réveillon, mas também é caracterizado por uma série de períodos de folga, como veremos a seguir.

Qual a duração do ano letivo nos EUA?

Assim como no Brasil, o ano letivo dos EUA tem duração média de 9 meses, mas com uma distribuição bastante diferente.

De modo geral, as aulas começam entre agosto e setembro e se encerram entre maio e junho.

Mas não há um período de férias entre os semestres, como no Brasil.

Nos EUA, além das férias de verão, existem alguns períodos de descanso ao longo do ano, como o Spring Break (a semana do “saco cheio”, que acontece na primavera), o Thanksgiving (feriado no final de novembro) e o Winter Break (semana de inverno que abrange o Natal e o Ano-Novo).

Enquanto isso, no Brasil, é comum que os meses de férias sejam dezembro, janeiro e julho.

Em relação à quantidade de dias letivos, os EUA têm um número um pouco menor do que o Brasil: cerca de 190 dias de aula contra 200 em nosso país.

Como funciona o ano letivo nos Estados Unidos?

Como vimos, o ano letivo nos EUA começa no meio do ano e termina em maio ou junho do ano seguinte, com alguns períodos de descanso e férias mais longas no verão.

Em relação às atividades escolares, o sistema de ensino é mais flexível e dá ao aluno certa liberdade para montar a grade curricular e definir a carga horária.

Geralmente, são definidas “core subjects”, que são disciplinas obrigatórias, e os alunos podem selecionar diversas disciplinas optativas e atividades extracurriculares conforme seus interesses.

Em relação às formas de avaliação, são aplicados dois períodos de provas: o midterm, avaliações na metade do ano letivo, e as finals, exames finais nas últimas semanas de aula.

É comum que os orientadores proponham projetos semanais ou mensais que, ao fim do ano, compõem a nota do estudante junto às atividades fora da sala de aula.

Os professores também são livres para definir como a nota final será composta e qual será o método de cálculo, enquanto as notas seguem o padrão de A a F.

Principais diferenças para o ano letivo no Brasil

O ano letivo nos Estados Unidos têm várias diferenças significativas em relação ao Brasil. 

Veja as principais:

  • O ano letivo se inicia no meio do ano-calendário, logo após as férias de verão, que são as mais longas do calendário escolar
  • As datas do calendário escolar são fortemente influenciadas pelas estações do ano
  • Não há férias no meio do ano entre os semestres, como no Brasil, mas sim períodos de folga e feriados distribuídos por todo o ano letivo (Spring Break, Thanksgiving e Winter Break)
  • O sistema de ensino é mais flexível e inclui diversas atividades extracurriculares associadas aos interesses e potenciais de cada estudante, para além da grade obrigatória
  • As notas seguem o padrão de A a F, em vez de 0 a 10 ou 0 a 100.

Você também pode estudar nos Estados Unidos

Se você sonha em fazer um ano letivo nos Estados Unidos para praticar seu inglês e enriquecer sua trajetória acadêmica, saiba que esse objetivo está ao seu alcance.

Hoje, você pode fazer um intercâmbio com o objetivo educacional e ter acesso aos mais diversos cursos na terra da liberdade e das oportunidades.

Para estudar no país, você pode solicitar dois tipos de visto:

  • O F-1, para quem quer fazer ensino fundamental, ensino médio, cursos universitários e de treinamento em inglês
  • O M-1, para estudantes de instituições não acadêmicas. 

Caso também tenha interesse em trabalhar, será preciso tirar o visto J-1.

Em todos os casos, você pode contar com a Imigrefácil para ter acesso às informações mais confiáveis sobre a imigração para os EUA.

Quer saber mais sobre o ano letivo e outros dados importantes sobre os Estados Unidos?

Então, baixe agora nosso Guia Prático para Imigrar para os EUA e tire todas as suas dúvidas sobre vistos, imigração, estilo de vida e muito mais.