Curiosidades sobre os Estados Unidos: veja mais de 40 informações e teste seu conhecimento

A cultura norte-americana está presente em filmes, músicas e livros por toda a parte, mas existem curiosidades sobre os Estados Unidos que nem todo mundo sabe.

Por exemplo, você provavelmente conhece a figura do Tio Sam, mas sabia que ele foi inspirado em uma pessoa real?

Ou então, sabe qual foi o primeiro nome de Nova York, qual é o lago mais profundo dos EUA, qual é o museu mais visitado e qual labirinto pode ser visto do espaço?

Que tal testar seus conhecimentos sobre esse país que é o destino dos sonhos de tantas pessoas, seja para passear, imigrar, estudar ou trabalhar?

Confira a seguir a lista que preparamos com 40 curiosidades sobre os Estados Unidos.

Boa leitura!

40 curiosidades sobre os Estados Unidos que você precisa saber

As curiosidades sobre os Estados Unidos que separamos são das mais diversas áreas: cultura, gastronomia, história, geografia, leis, esportes e tantas outras.

Vamos lá!

1. Um estudante desenhou a bandeira

A Old Glory, atual bandeira dos Estados Unidos, foi desenhada por Robert Heft, aos 17 anos, em 1958, como um trabalho escolar do Ensino Médio.

2. Estados diferentes, leis diferentes

Legalização da maconha, controle de armas e jogos de azar são algumas áreas que têm leis diferentes de acordo com o estado americano que você visitar, afinal, todos têm bastante autonomia.

3. Idade para dirigir

Também varia de acordo com o estado, mas em todos eles a idade mínima de permissão para dirigir é abaixo dos 18 anos, começando até com 14 anos.

4. Não beba na rua

A maioria dos municípios proíbe beber nas ruas, até mesmo no jardim de uma casa, se não for cercado.

5. Milhas em vez de quilômetros

Apenas três países ainda usam o sistema imperial de medidas (milhas, galões, pés, graus Fahrenheit, etc), e os Estados Unidos são um deles – Libéria e Mianmar são os outros.

6. Washington não fica em Washington

Capital dos EUA, Washington DC não fica no estado de Washington, mas no Distrito de Columbia, por isso DC (Seattle fica em Washington, que é do outro lado do país).

7. Biblioteca gigante

A Biblioteca do Congresso, em Washington DC, é a maior do mundo, com cerca de 1,3 mil km de estantes de livros e 170 milhões de itens.

8. O mais visitado

O museu mais visitado dos EUA é o Smithsonian National Air and Space, em Washington DC.

9. Maior escritório do mundo

O Pentágono, sede do Departamento de Defesa, é o maior prédio de escritórios do mundo em área útil, com 27 quilômetros de corredores.

10. Montanha mais alta

Em altitude, o Everest ganha, com 8,8 mil metros acima do nível do mar, mas em altura, o Mauna Kea, no Havaí, é o vencedor, com 10,1 mil metros, sendo 5,9 mil submersos.

11. O Texas era do México

O Texas pertencia ao México até que declarou independência em 1836, mantendo o status de país até 1845, quando foi incorporado aos EUA.

12. O Alasca era da Rússia

O Alasca pertencia à Rússia e foi vendido aos EUA no século XIX por US$ 7,2 milhões, o equivalente a menos de cinco centavos de dólar por hectare.

13. Fronteira mais longa

A fronteira terrestre mais longa do mundo fica entre a extremidade norte dos EUA, o Canadá e a fronteira leste do Alasca.

14. O maior litoral

O Alasca tem a maior costa litorânea dos EUA, com 10 mil quilômetros, mais do que o litoral de todos os outros 49 estados combinados.

15. O mais baixo e o mais alto

O ponto mais alto da América do Norte é o Monte McKinley, no Alasca, com 6,2 mil metros de altitude, e o mais baixo é o Vale da Morte, na Califórnia, 86 metros abaixo do nível do mar.

16. Natal o ano inteiro

Existe uma pequena cidade chamada Polo Norte, no Alasca, onde é sempre Natal, com renas, casa do Papai Noel e a presença do bom velhinho o ano inteiro.

17. O Natal já foi proibido

Esse país que produz inúmeros filmes de Natal já foi proibido de celebrar a data durante os séculos XVI e XVII por ser considerado uma festa pagã.

18. Ação de Graças

Celebrado na 4ª quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças ganha tanto destaque nas comemorações de fim de ano quanto o Natal, ou até mais.

19. Nova York já teve outro nome

Nova York era controlada pelos holandeses e se chamava Nova Amsterdã, mas em 1664 passou a ser domínio dos ingleses e mudou o nome para o atual.

20. Empire States tem CEP próprio

Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados alugáveis, o Empire State, em NY, tem seu próprio código postal: 10188.

21. Estátua francesa

A Estátua da Liberdade, em NY, foi um presente da França, e a estrutura foi projetada pelo mesmo engenheiro da Torre Eiffel.

22. Sino inglês

O Sino da Liberdade, na Filadélfia, foi fabricado em Londres, no mesmo local onde o Big Ben foi produzido.

23. O monumento mais alto é um arco

O Gateway Arch fica em St. Louis, no Missouri, tem 192 metros de altura, celebra a expansão para o oeste e é dedicado ao povo americano.

24. Ponte para esquilos

A cidade de Longview, no estado de Washington, tem uma ponte entre duas árvores para os esquilos atravessarem a rua sem serem atropelados.

25. Licença para caçar unicórnios

Uma universidade do Michigan emite licenças para caçar unicórnios na Terra, na Lua (apenas em áreas inexploradas) e na Via Láctea, embora sua margem sudeste fique fechada durante anos ímpares, com limite de um por mês.

26. 3 bilhões de pizzas por ano

Os americanos comem cerca de 40 hectares de pizza por dia, ou 3 bilhões de unidades, com mais de 60 mil pizzarias espalhadas pelo país, sendo que a mais antiga está em funcionamento desde 1905, em NY.

27. Terra de Nobel

Os EUA receberam mais prêmios Nobel do que qualquer outro país: já são mais de 380.

28. Paixão nacional

O esporte do coração nos EUA é o futebol americano, seguido pelo baseball, basquete, hockey no gelo e só então o futebol, chamado de soccer.

29. 4 de julho

O Dia da Independência é celebrado em 4 de julho, mas a votação que liberou os EUA do domínio britânico foi em 2 de julho.

30. Palácio do milho

Os EUA são o maior produtor de milho do mundo e possuem um palácio do milho, o Mitchell Corn Palace, na Dakota do Sul.

31. Sempre em obras

A ponte Golden Gate, em São Francisco, está sempre recebendo pequenas reformas e pinturas.

32. Maior sistema de cavernas

O Mammoth Cave National Park, no Kentucky, é o sistema de cavernas mais longo do mundo, com 676 km de comprimento.

33. Símbolos nacionais

O bisão americano é o mamífero nacional, a águia careca é a ave nacional, o carvalho é a árvore nacional, e a rosa, a flor nacional.

34. Todos os climas

Os EUA são o único país a ter todas as zonas climáticas da terra: tropical, seca, temperada, continental e polar.

35. Calçadão mais longo

Atlantic City tem o calçadão mais longo do mundo, com 7,2 km de extensão.

36. Tio Sam é real

Samuel Wilson era um açougueiro de Nova York que abastecia as tropas americanas na guerra contra a Inglaterra, quando os soldados brincavam dizendo que o selo U.S. (EUA) eram as iniciais de “Uncle Sam” (tio Sam).

37. Assustadoramente profundo

O lago Crater, no Oregon, tem quase 600 metros de profundidade, sendo o mais profundo dos EUA e um dos mais profundos do mundo.

38. Para ver do espaço

Michigan tem um labirinto de lavandas que pode ser visto no Google Earth e leva cerca de uma hora para chegar ao centro dele.

39. Primeira roda-gigante do mundo

Chicago é a cidade da primeira roda-gigante do mundo, que tinha 80 metros de altura, inaugurada em 1893 e demolida em 1906.

40. Maior montanha-russa do mundo

A maior montanha-russa do mundo, a Kingda Ka, não fica em Orlando, mas no parque Six Flags de Nova Jersey, com 45 andares de altura e uma queda de 138 metros a 202 km/h.

Outras curiosidades sobre os Estados Unidos

É claro que existem muitas outras curiosidades sobre os Estados Unidos, país que desperta o interesse de turistas, profissionais, estudantes e imigrantes do mundo todo.

O próprio Google recebe uma enxurrada de perguntas diariamente, então, para ajudar a saber ainda mais sobre esse país que pode ser tanto seu destino de passeio como de mudança de vida, vamos responder também às dúvidas frequentes dos internautas.

Qual é a comida típica dos Estados Unidos?

Os EUA são um país multicultural e isso se reflete, dentre outras coisas, na mesa dos americanos, residentes temporários e permanentes, podendo variar também de uma região para outra.

Alguns dos pratos típicos, além de pizza, hambúrguer e cachorro-quente (hot dog), são:

  • Buffalo chicken wings: asas de frango fritas mergulhadas em molho picante de vinagre de pimenta caiena
  • Tater tots: variação americana da batata tradicional, em formato de minibolas de batata ralada, cilíndricas e fritas, com uma casca crocante
  • Torta de maçã: normalmente servida com uma bola de sorvete de baunilha, a apple pie provavelmente é o mais icônico dos alimentos americanos
  • Barbecue ribs: churrasco de costela de porco é uma tradição, assado na grelha
  • Sanduíche Ruben: feito de carne enlatada, queijo suíço e chucrute
  • Biscuits and Gravy: biscoitos feitos com manteiga e leitelho, acompanhados de molho preparado com calda de carne, pedaços de linguiça de porco fresca e pimenta-do-reino
  • Meatloaf: bolo de carne moída e temperos, feito em forma de pão, assados e cobertos com molho ou apenas ketchup
  • Key lime pie: torta de limão que é a delícia oficial da Flórida
  • Cobb salad: salada de alface, abacate, agrião, tomate, peito de frango, ovo cozido, cebolinha, queijo e um molho francês à moda antiga
  • Pot roast: assado de panela com batatas, cenouras, cebolas e vinho tinto ou mesmo cerveja
  • Fajitas: comida mexicana feita de tortillas recheadas de carne desfiada
  • Cornbread: pão de milho, típico da culinária do sul
  • Mac and cheese: macarrão com queijo
  • Chicago Deep dish: pizza de crosta alta e massa amanteigada com muita carne, queijo, pedaços de tomate e temperos italianos.

Qual é a língua falada nos Estados Unidos?

O idioma mais falado nos Estados Unidos é o inglês americano, mas muitas outras línguas são utilizadas para comunicação, afinal, sua população é composta por pessoas das mais diferentes nacionalidades.

Segundo o Departamento de Censo dos EUA, os idiomas mais falados no país depois do inglês são espanhol, chinês, tagalog (de origem filipina), vietnamita, árabe, francês, coreano, russo e português.

Por que os americanos falam inglês?

O inglês é o idioma principal dos EUA devido à colonização britânica, sendo que os primeiros colonos chegaram ao país no início do século XVII.

Dialetos de diferentes regiões da Inglaterra e Ilhas Britânicas eram usados em todas as colônias do país, tornando-se o idioma predominante mesmo na época da primeira imigração de falantes não ingleses da Europa Ocidental e da África.

Por que os EUA não têm língua oficial?

Os Estados Unidos não têm um idioma oficial em nível federal, mas o mais usado é o inglês (especificamente o americano), que é o idioma nacional de fato.

À época da colonização, o inglês era praticamente a língua dominante e os “Pais Fundadores” não viram necessidade de declarar um idioma oficial e a identidade dos EUA, ao contrário de outros países, não está enraizada na etnia ou raça.

Alguns americanos acreditam que a unidade nacional requer uma língua nacional, vendo o inglês como um vínculo unificador, e de tempos em tempos surgem propostas para tornar o inglês a língua oficial do país.

Outros, no entanto, se opõem a essa mudança, acreditando que os residentes dos EUA devem respeitar as diferenças linguísticas e que a diversidade linguística do país é em si uma identidade nacional unificadora.

Quem foi que descobriu os Estados Unidos?

Embora se ensine nas escolas que Cristóvão Colombo pisou oficialmente nas Américas em 12 de outubro de 1492, reivindicando a terra para a Espanha, talvez seja mais correto dizer que ele apresentou as Américas à Europa Ocidental em suas quatro viagens entre 1492 e 1502.

Também é seguro dizer que ele abriu caminho para o influxo maciço de europeus ocidentais que acabaria por formar várias novas nações, incluindo os Estados Unidos, Canadá e México.

Dizer que Colombo “descobriu” a América soa impróprio, até porque já havia muitas pessoas na região quando ele chegou.

A verdadeira história da exploração dos EUA vem de muito antes de Colombo nascer.

Existem teorias alternativas sobre quem chegou aos EUA primeiro – algumas bem documentadas, outras muito mais frágeis em seus estudos.

Talvez a mais famosa teoria seja a de que um grupo de exploradores nórdicos islandeses, vikings liderados por Leif Erikson, chegou à América 500 anos antes de Colombo.

Outras teorias levantam a hipótese de que exploradores da Ásia, África e até mesmo da Europa da Idade do Gelo podem ter chegado às costas americanas antes de Colombo.

Há até uma lenda popular sobre um bando de monges irlandeses que chegou à América no século VI.

Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos?

A bandeira dos Estados Unidos é um símbolo de liberdade e independência, as 13 faixas alternadas de vermelho e branco representam as 13 colônias originais e suas 50 estrelas brancas em um campo azul representam os 50 estados.

As cores representam:

  • Vermelho: valor e bravura
  • Branco: pureza e inocência
  • Azul: vigilância, perseverança e justiça.

Qual é o estado mais rico dos Estados Unidos?

Os estados mais ricos dos EUA podem ser definidos com base no PIB (GDP) e na renda domiciliar das famílias, que varia significativamente de acordo com o mercado de trabalho, o custo de vida e a saúde econômica geral.

Os estados mais ricos conforme o GDP são Califórnia (US$ 3,12 bilhões), Texas (US$ 1,77 bilhão), Nova York (US$ 1,7 bilhão), Flórida (US$ 1,11 bilhão) e Illinois (US$ 785,6 milhões).

Em termos de renda domiciliar, os estados mais ricos são Distrito de Colúmbia (US$ 92,2 mil por ano), Maryland (US$ 86,7 mil), Massachusetts (US$ 85,8 mil), Nova Jersey (US$ 85,7 mil) e Havaí (US$ 83,1 mil).

Por que os Estados Unidos não têm SUS?

O sistema de saúde dos EUA é diferente do Brasil, o país não conta com uma rede pública, com atendimentos, consultas e procedimentos gratuitos, como no SUS.

Assim, é recomendável que todos os americanos e residentes contratem algum tipo de seguro saúde.

Obviamente, em casos graves e onde há risco de morte, a pessoa receberá atendimento mesmo que não tenha convênio.

Porém, assumirá uma dívida que, se não for paga, pode resultar em problemas com a Justiça e dificuldade de crédito.

E então, quantas dessas curiosidades dos Estados Unidos você conhecia?

Continue acompanhando os conteúdos da Imigre Fácil para saber tudo sobre os EUA, como morar, estudar ou trabalhar por lá!