Como melhorar meu inglês?

Se você está precisando aperfeiçoar o seu inglês para uma conversa fluente e de fácil entendimento, continue acompanhando este artigo.

A seguir, nós trazemos dicas incríveis de como melhorar o seu inglês e gerar excelentes oportunidades de relacionamento, tanto nas questões profissionais quanto sociais. Então, não perca essas dicas e comece a praticar ainda hoje!

Melhores métodos para aperfeiçoar o seu inglês

Falar inglês abre grandes oportunidades de crescimento profissional e contribui significativamente com o fortalecimento de relações no exterior. Mas como se tornar fluente em inglês? Confira nossas dicas!

Pense em inglês

Falamos sobre pensar em inglês porque é mais fácil de articular as palavras dessa forma. Se você pensar em português para falar em inglês, o que você está fazendo é basicamente uma tradução e isso não só deixa mais demorada a conversação como também atrapalha o entendimento da resposta que está sendo recebida.

O que torna menos eficiente pensar em português e traduzir a fala para o inglês, é que algumas informações podem ficar vagas ou mesmo serem perdidas, o que deixa a comunicação falha, com pontos desconexos e sem o entendimento real do que foi dito.

Uma das formas de exercitar esse pensamento é praticando no seu dia a dia. Com o tempo você vai conseguindo se acostumar com a língua e se comunicar com maior facilidade.

Converse sozinho

Esse é um outro exercício que você pode realizar, seja com o auxílio de um dicionário ou mesmo assistindo videoaulas. Se você tem uma noção básica do idioma, pode ir aperfeiçoando essa comunicação através desse método de falar sozinho em inglês.

É sempre importante observar com cuidado a pronúncia das palavras, pois, assim como o português, o inglês possui uma ampla quantidade de palavras semelhantes e com o som também parecido mas que, na verdade, são bem diferentes. Portanto, ter um cuidado com a diversidade de palavras, suas grafia e sua pronúncia é uma questão de necessidade para quem deseja ter uma comunicação fluente em inglês.

Método do Espelho

Muitas pessoas que falam fluentemente o idioma descrevem o quanto falar sozinho na frente do espelho pode ajudar para tornar uma conversa mais fácil. É possível realizar essa atividade com um período estipulado para a conversação ou elaborar um pequeno texto para treinar. O importante é que você realize observações sobre a forma como você mesmo(a) está articulando as palavras.

Nessa atividade, você pode imaginar que está conversando com um colega de estudo, por exemplo. Observe o seu comportamento, o movimento dos lábios ao dizer as palavras, sempre atentando aos sons e a forma como eles são pronunciados. Pode ser que em alguns momentos você trave ao pronunciar algumas palavras. Treine essa palavra individualmente e depos em uma frase completa. Repita até que tenha conseguido falar com tranquilidade e sem dificuldade.

Gramática não é tudo

Não basta você saber escrever perfeitamente em inglês se você não conseguir ler ou falar fluentemente o idioma. Então reflita: quantas vezes você para ao falar uma frase em inglês?

Quanto menos você parar, maior é a sua fluência e sua confiança em relação ao entendimento do idioma. Essa é uma outra dica que damos a você: fale sem parar!

Assim, se posicione em frente ao espelho e converse consigo mesmo até que não sinta dificuldades em pronunciar as palavras ou em organizar o diálogo de forma mais fácil para a sua argumentação. Pode ser que em um primeiro momento você não consiga atender às regras gramaticais do idioma perfeitamente, no entanto, conforme o tempo vai passando, você vai se adaptando quanto à forma de falar, escrever e compreender o inglês mais fluente.

Método do Trava – Língua

Você conhece trava-línguas? Esse é um exercício onde se fala diversas palavras difíceis de serem pronunciadas. A ideia é que seja dita uma frase o mais rápido possível para exercitar a dicção e a pronúncia dessas palavras.

Por exemplo: “the thirty-three thieves thought that they thrilled the throne throughout Thursday”. Essa é uma frase que, se repetida rapidamente várias vezes, não é muito fácil de dizer. Faça esse exercício de frente para o espelho e utilize diversas frases, com palavras diferentes para praticar.

Método de ouvir e repetir

Com o auxílio da internet, hoje é possível ter acesso a um conteúdo amplo em inglês. Com essa possibilidade, você pode treinar a sua audição e fala. Ouça, repita, preste atenção nas frases e no que elas estão representando. Perceba em qual sentido elas são aplicadas, como são pronunciadas, observe o movimento da boca e o som das palavras. A fluência surge da prática, do estudo e da observação.

Se optar por um programa, vídeo ou filme, por exemplo, você pode escolher um trecho e repetir várias vezes a frase dita pelo narrador. Nem sempre você vai conseguir reproduzir todas as palavras mas, conforme for treinando, essa prática vai se tornando mais fácil. Lembrando que não basta falar e repetir apenas, é preciso que você entenda o que está falando, o que a frase significa ou representa.

Ampliando os conhecimentos para uma comunicação fluente

Para não se perder em diferentes assuntos e temáticas, você pode exercitar um tópico diferente por semana. Abordar em seus estudos temas relevantes ou que estejam em evidência – e ir ampliando a sua forma de comunicação – permite que você tenha uma conversa mais fluida no seu dia a dia.

Esse exercício vai te ajudar a se relacionar socialmente e também profissionalmente, já que você terá uma opinião formada e uma argumentação bem fundamentada. Quanto ao seu tempo de treinamento e de estudo, essa definição cabe a você fazer.

Quanto mais praticamos, mais fluentes seremos em determinado idioma e assunto, portanto, o tempo e os métodos utilizados deverão ser aqueles que forem mais apropriados para as suas capacidades e necessidades.

Para receber novas dicas ou saber um pouco mais sobre como se estabelecer nos Estados Unidos, continue acompanhando nossos artigos. Para se aprofundar mais no assunto e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco!