Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado o Valentine’s Day?

Você sabia que o Dia dos Namorados nos Estados Unidos é celebrado em uma data diferente do que a do Brasil?

Se você admira a cultura norte-americana e gosta de celebrar as datas festivas do país, precisa conhecer essa tradição também.

É uma data comemorada em muitos países, mas que tem peculiaridades em cada um deles, com dia e mês diferentes do que estamos acostumados.

Neste artigo, conheça a origem do Dia dos Namorados nos Estados Unidos, como os americanos costumam demonstrar seu amor, os costumes e as diferenças em relação à data brasileira.

Abra o coração, deixe o amor fluir e boa leitura.

Quando é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos? 

O Dia dos Namorados nos Estados Unidos é comemorado em um mês diferente ao do Brasil.

Enquanto essa romântica data aquece os corações em 12 de junho em solo brasileiro, os americanos celebram o amor em 14 de fevereiro.

Os meses podem ser diferentes, mas em ambos países a data é celebrada no inverno, o que torna a ocasião ainda mais convidativa para programas aconchegantes, com vinho, lareira, jantares, viagens a cenários românticos e bucólicos.

Apesar de ser no inverno, tanto brasileiro quanto americano, a origem do Dia dos Namorados nos Estados Unidos é diferente.

A origem do Valentine’s Day

Chamado de Valentine’s Day, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos é associado a São Valentim, um santo católico.

A história remonta ao século 3, com a proibição de casamentos durante as guerras como ordem do imperador Cláudio II, pois acreditava que homens solteiros e sem família seriam melhores soldados.

No entanto, o bispo Valentim lutou contra a proibição e realizava casamentos às escondidas, até que foi preso e condenado à morte.

Enquanto aguardava, em cárcere, a execução de sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um guarda.

Reza a lenda que ele devolveu a visão à amada, e que enviava cartas a ela assinando como “Seu Valentim”.

Foi executado em 14 de fevereiro de 270 d.C, mas somente em 496 d.C. foi declarado santo e a data de Valentine’s Day foi instituída.

Mas a história sobre a origem do Dia dos Namorados volta ainda mais no tempo: ao século 4 a.C, no Império Romano.

Na Roma antiga, em 15 de fevereiro, o festival de Lupercália comemorava a fertilidade, com rituais para assegurá-la.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados foi adotado por volta do século 18, e a tradição de cartões e presentes foi crescendo, especialmente a partir de 1840.

Como é celebrado o Dia dos Namorados nos EUA?

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é associado à troca de presentes e mensagens de amor.

Apesar de ser uma data comercial nos dois países, quando os restaurantes ficam lotados e as lojas aumentam suas vendas, nos EUA essa celebração não fica restrita apenas a casais apaixonados, mas se estende à família e aos amigos.

Além disso, os presentes podem ser mais personalizados nos EUA ou até mesmo feitos pela própria pessoa que deseja demonstrar seu amor a alguém.

Conheça melhor algumas tradições a seguir.

Corações por todos os lados

As vitrines ficam tomadas por rosas e outras flores, com corações, e o tom vermelho domina as decorações.

Os corações surgem ainda em alguns alimentos, como donuts e chocolates nesse formato, copos de café ganham estampas românticas, e muitos pratos são batizados com nomes especiais.

Presentes feitos à mão

Sim, o comércio se aquece com as vendas para o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, mas diferentemente do Brasil, os presentes não vêm necessariamente de lojas, nem precisam ser caros.

Podem ser chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, lingeries e até joias, afinal, a data pode ser ideal para um pedido de casamento, mas há também a tradição de presentes feitos à mão.

Essa é uma forma de imprimir um significado mais profundo, com algo que tenha sido pensado e feito especialmente para aquela pessoa, algo mais íntimo e romântico.

Seja como for, comprado em loja ou feito em casa, o presente deve transmitir a mensagem de amor.

Troca de cartões

Na vibe dos presentes feitos à mão, temos os famosos cartões de Valentine’s Day.

E como você já deve ter imaginado, a tradição é inspirada na carta de São Valentim.

É comum nas escolas, especialmente nas séries iniciais, as crianças serem estimuladas por professores a fazer cartões e entregarem para seus coleguinhas.

Amor além do romance

E não é apenas entre colegas de escola que a celebração do amor ultrapassa a barreira romântica.

O Dia dos Namorados nos Estados Unidos celebra o amor de forma geral e não apenas entre casais, como no Brasil.

Assim, é comum presentear com cartões, flores, chocolates, com objetos feitos à mão ou comprados em lojas não apenas namorados e namorados, noivos e noivas, esposo e esposa, mas pais, filhos e amigos.

Nas escolas, além dos cartões, as crianças costumam distribuir doces entre si, especialmente chocolates e balas em formato de coração.

Você pode encontrar cartão de Valentine’s Day de pai para filho, de um amigo para outro, de netos para avós e assim por diante.

Como você pode ver, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos é sobre demonstrar amor e apreciação às pessoas importantes em nossas vidas.

E então, que tal adotar tradição?

Saiba mais sobre curiosidades, hábitos, cultura e vida nos Estados Unidos com os conteúdos da Imigrefácil.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!

Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.