Saiba mais sobre o ajuste de status nos EUA

Se você sonha em morar ou imigrar para os Estados Unidos, então é provável que já tenha ouvido falar a respeito do Ajuste de Status, que nada mais é do que uma alternativa que pode fazer com que consiga isso de forma mais rápida.

No entanto, se você ainda tem dúvidas com relação a esse procedimento, não deixe de conferir este conteúdo. Nele, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Vem com a gente!

O que é Ajuste de Status?

Ajuste de Status é o processo usado por cidadãos que vivem ou que estão presentes nos Estados Unidos para se tornarem residentes permanentes legais naquele país.

Vale acrescentar que é considerado um método alternativo de obtenção de visto de imigrante. Essa estratégia é, geralmente, feita em um consulado americano no exterior, a partir de um procedimento denominado Processamento Consular.

O Ajuste de Status (se usado) representa a última etapa do processo de imigração. No entanto, cabe destacar que se trata de uma alternativa discricionária. Com outras palavras, embora o requerente tenha qualificações legais, sendo, portanto, elegível, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) pode rejeitar o pedido.

Quais são os benefícios do Ajuste de Status?

O Ajuste de Status não é apenas uma forma de se tornar residente permanente nos Estados Unidos, mas uma estratégia que pode oferecer diversos benefícios ao interessado. A seguir, destacamos os principais:

• Os candidatos ao Ajuste de Status com base no trabalho recebem benefícios de mobilidade profissional. Isso é garantido pela legislação americana;

• É uma alternativa que evita que tenha custos ou que precise se deslocar para seu país de origem com o objetivo de resolver alguma questão nesse sentido;

• O Ajuste de Status, embora se trate de um processo cuja decisão é discricionária, há mais chance de consideração ou reconsideração do pedido;

• Os requerentes de Ajuste de Status, incluindo os seus familiares, têm o direito de obter autorizações de trabalho e de viagem enquanto esse processo estiver pendente.

Quais são as exigências para solicitar o Ajuste de Status?

Como vimos, o Ajuste de Status é uma excelente alternativa para quem deseja residir de forma permanente nos Estados Unidos. No entanto, saiba que para solicitá-lo é preciso reunir determinados requisitos, como:

• Ao enviar uma solicitação de Ajuste de Status, o requerente deve estar nos Estados Unidos pessoalmente, ou seja, presencialmente;

• Na maioria dos casos, o requerente deve ter passado nas inspeções das autoridades de imigração para ser aceito ou perdoado pelos Estados Unidos;

• Os candidatos também devem manter seu status de não imigrante para serem elegíveis para o Ajuste de Status.

Como se pode visualizar, o Ajuste de Status se apresenta como uma excelente alternativa para quem deseja não apenas se tornar residente permanente nos Estados Unidos, mas também construir uma vida por lá, trabalhando e estudando, por exemplo.

E então, o que achou desse conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog e, assim, ficar por dentro de outros artigos incríveis. Aproveite!

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.