Saiba mais sobre o ajuste de status nos EUA

Se você sonha em morar ou imigrar para os Estados Unidos, então é provável que já tenha ouvido falar a respeito do Ajuste de Status, que nada mais é do que uma alternativa que pode fazer com que consiga isso de forma mais rápida.

No entanto, se você ainda tem dúvidas com relação a esse procedimento, não deixe de conferir este conteúdo. Nele, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto. Vem com a gente!

O que é Ajuste de Status?

Ajuste de Status é o processo usado por cidadãos que vivem ou que estão presentes nos Estados Unidos para se tornarem residentes permanentes legais naquele país.

Vale acrescentar que é considerado um método alternativo de obtenção de visto de imigrante. Essa estratégia é, geralmente, feita em um consulado americano no exterior, a partir de um procedimento denominado Processamento Consular.

O Ajuste de Status (se usado) representa a última etapa do processo de imigração. No entanto, cabe destacar que se trata de uma alternativa discricionária. Com outras palavras, embora o requerente tenha qualificações legais, sendo, portanto, elegível, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) pode rejeitar o pedido.

Quais são os benefícios do Ajuste de Status?

O Ajuste de Status não é apenas uma forma de se tornar residente permanente nos Estados Unidos, mas uma estratégia que pode oferecer diversos benefícios ao interessado. A seguir, destacamos os principais:

• Os candidatos ao Ajuste de Status com base no trabalho recebem benefícios de mobilidade profissional. Isso é garantido pela legislação americana;

• É uma alternativa que evita que tenha custos ou que precise se deslocar para seu país de origem com o objetivo de resolver alguma questão nesse sentido;

• O Ajuste de Status, embora se trate de um processo cuja decisão é discricionária, há mais chance de consideração ou reconsideração do pedido;

• Os requerentes de Ajuste de Status, incluindo os seus familiares, têm o direito de obter autorizações de trabalho e de viagem enquanto esse processo estiver pendente.

Quais são as exigências para solicitar o Ajuste de Status?

Como vimos, o Ajuste de Status é uma excelente alternativa para quem deseja residir de forma permanente nos Estados Unidos. No entanto, saiba que para solicitá-lo é preciso reunir determinados requisitos, como:

• Ao enviar uma solicitação de Ajuste de Status, o requerente deve estar nos Estados Unidos pessoalmente, ou seja, presencialmente;

• Na maioria dos casos, o requerente deve ter passado nas inspeções das autoridades de imigração para ser aceito ou perdoado pelos Estados Unidos;

• Os candidatos também devem manter seu status de não imigrante para serem elegíveis para o Ajuste de Status.

Como se pode visualizar, o Ajuste de Status se apresenta como uma excelente alternativa para quem deseja não apenas se tornar residente permanente nos Estados Unidos, mas também construir uma vida por lá, trabalhando e estudando, por exemplo.

E então, o que achou desse conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog e, assim, ficar por dentro de outros artigos incríveis. Aproveite!