Você conhece o Visto Americano J-1?

Trabalhar e estudar nos Estados Unidos pode te proporcionar oportunidades e experiências incríveis. Mas, para que isso se torne possível, é necessário que você tenha um visto válido! E um deles pode ser o visto americano J1.

O que é o visto americano J1?

O visto J1 é uma autorização condicional concedida pelo Governo dos Estados Unidos para programas de intercâmbio. Com esse visto americano, você pode participar de vários tipos de programas governamentais, acadêmicos ou do setor privado.

Também conhecido como “visto de visitante de intercâmbio”, essa permissão torna possível que você aprenda habilidades especializadas, faça novas conexões e conheça mais a fundo a cultura norte-americana.

Alguns exemplos de programas do visto J1 são:

– Au pair;

– Conselheiro de acampamento;

– Visitante do Governo;

– Visitante International (Departamento de Utilização do Estado);

– Médico;

– Residente;

– Professor e pesquisador;

– Bolsistas de curto e longo prazo;

– Especialista;

– Estudante universitário;

– Estudante do ensino médio;

– Viagem para trabalho de verão.

Qual a validade do visto J1?

Cada programa do visto americano J1 tem uma validade. Por exemplo, algumas categorias permitem que você permaneça nos Estados Unidos trabalhando ou estudando por seis meses ou menos. Enquanto isso, outras podem permitir que você more lá por dois anos ou mais, além de tornar possível solicitar a extensão do programa.

Entretanto, como titular do visto J1 você terá até trinta dias para voltar ao Brasil depois que a permissão expirar. Depois desse período, você precisará ficar dois anos sem morar ou trabalhar nos EUA antes de solicitar um novo visto. Mas, você ainda poderá visitar o país com a permissão de turista.

O único programa para o qual não se aplica essa regra de dois anos é o de bolsista de curto prazo. Nesse caso, você pode solicitar novamente o visto J1 até seis meses depois de retornar para o Brasil.

Contudo, se você desejar permanecer nos Estados Unidos por mais tempo para estudar ou trabalhar, como titular do visto J1 você tem direito de solicitar a isenção da regra de dois anos ou a prorrogação da sua validade.

Vale lembrar que o pedido de prorrogação deve ser feito enquanto você estiver no país. Além disso, como cada programa tem um possui um limite de permanência, cabe ao Departamento do Estado conceder ou não a extensão do visto J1.

Como tirar o visto J1

Diferente dos outros vistos americanos, você não pode solicitar o J1 por conta própria, sendo necessário que uma organização te patrocine. O seu patrocinador pode ser uma empresa internacional, um programa de intercâmbio ou agência do governo dos Estados Unidos, por exemplo.

Depois de encontrar um patrocinador, você poderá dar entrada no visto J1. Para isso, você vai precisar dos seguintes documentos:

– Passaporte válido;

– Formulário DS-160 preenchido;

– Formulário DS-2019 enviado pelo seu patrocinador.

Além disso, você precisará pagar a taxa SEVIS (US$ 200,00) e a taxa consular (US$ 160,00). Então, você poderá agendar a coleta de fotos, das digitais e a entrevista com o oficial consular.

Gostou desse texto? Quer continuar aprendendo sobre vistos, imigração e vida na América? Não perca os conteúdo do nosso portal.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.