A cidadania Italiana e o Visto de Residência nos EUA

Morar em outro país é algo que exige preparo e conhecimento. Os documentos que devem ser entregues e as comprovações são sempre os detalhes mais rigorosos. Mas como a cidadania italiana e o visto de residência nos EUA podem te ajudar?

É claro que ambos são coisas diferentes e o nosso objetivo aqui é tentar entender se existe alguma relação entre eles. O assunto fica ainda mais delicado quando falamos de brasileiros que são filhos ou descendentes de italianos e possuem a chance de emitir uma cidadania italiana. Fica evidente que esse tipo de assunto deve ser abordado de forma cautelosa e com muitos detalhes, não é mesmo?

Então, aproveite o nosso conteúdo e confira qual pode ser a relação entre a cidadania italiana e o visto de residência nos EUA. Está preparado? Então vamos lá!

O que é a cidadania italiana?

Antes mesmo de falar sobre o visto ou sobre uma forma de morar nos Estados Unidos, é fundamental que haja o entendimento sobre a cidadania italiana.

Antes de sair por aí pensando que qualquer um pode solicitar a cidadania italiana, vale ressaltar que o recurso está disponível apenas para descendentes italianos. Por ser um direito que passa de integrante para integrante da família até determinada geração, é preciso apresentar diversos documentos para conseguir a liberação.

Outro fator que deve ser avaliado é que a cidadania pode ser solicitada aqui do Brasil ou diretamente na Itália. O que diferencia cada um dos modelos é o prazo de entrega. Ao solicitar enquanto você está aqui, o processo pode durar entre 6 e 12 anos. Quando essa mesma solicitação é feita na Itália, a maioria das respostas saem em até 90 dias.

É claro que, antes de oferecer uma cidadania, o país será responsável por avaliar todos os requisitos importantes. O primeiro (e mais importante) é a sua árvore genealógica e o caminho que a sua família percorreu entre a Itália e o Brasil, ou seja, quantos filhos e netos nasceram após a mudança e quem têm direito. De acordo com a constituição italiana, aqueles que são filhos de italianos, mesmo que tenham nascido em outro país, são considerados cidadãos italianos desde o nascimento.

Então, se você deseja saber se tem direito à cidadania italiana, o primeiro passo é refazer a história da sua família. Esse é o momento de conversar com os pais e avôs e compreender quando a família veio para o Brasil e quem pode solicitar esse documento. Tente não deixar de fora nenhum familiar. Quanto mais precisa for a árvore, mais fácil será de chegar ao resultado, sabendo se você tem ou não direito.

Após realizar esse passo a passo, agora é o momento de decidir como será dada a entrada no procedimento e se você deseja fazer isso no Brasil ou na Itália. Lembre-se: a cidadania italiana é um documento que te dá os mesmos direitos de qualquer cidadão que reside no país. Isso inclui a oportunidade de viver no local e até mesmo de visitar os demais países da Europa. Com esse documento em mãos é possível entrar na Itália em qualquer momento, sem precisar solicitar ao governo.

Mas será que a cidadania italiana pode te ajudar com o visto de residência nos EUA?

Cidadania italiana e o visto de residência nos EUA

Não é novidade para ninguém que o processo de residência nos EUA é cheio de etapas e procedimentos rigorosos. Afinal, diversas pessoas tentam mudar para o país, todos os meses do ano. Além de receber a tentativa de pessoas que estão desejando mudar de país, ainda existem aquelas que são refugiadas e precisam de um novo lar.

A expansão do grupo que busca moradia nos EUA fez com que o governo criasse um programa cada vez mais rigoroso para liberar o processo de entrada e permanência no país. É claro que as regras para entrar e morar nos Estados Unidos também dependem do governo atual, que pode mandar ou alterar o que é esperado.

Para quem não sabe, com o visto de residência nos EUA já é possível aproveitar todos os benefícios de estar lá. Quem consegue o visto já tem direito à moradia, educação, além de poder buscar por um emprego e até mesmo viajar. Esse visto é diferente do visto de estudante ou aquele que recebemos quando vamos visitar o local por motivos profissionais. Não há dúvidas de que esse é um dos modelos de visto mais procurados por diversas pessoas em todo o mundo, entretanto, apenas um grupo seleto consegue ter acesso.

Mas, afinal de contas, a cidadania italiana consegue me ajudar de alguma forma a conseguir algum visto nos EUA?

A resposta para a pergunta é sim. Aqueles que contam com a cidadania italiana têm acesso a alguns benefícios imigratórios, como o visto E-2 e o ‘Visa Waiver Program’, que te permite entrar nos Estados Unidos sem visto de turista. Isso porque, ao ter a cidadania italiana, a pessoa se torna cidadão de um dos países com os quais os Estados Unidos tenha tratado de comércio, abrindo portas para o visto E-2, visto de investidor que te permite ficar em território americanos por um período de tempo maior, empreender e trabalhar para o seu empreendimento nos EUA.

É importante ressaltar que a cidadania sozinha não garante o seu visto! Outros fatores serão avaliados durante todo o processo como o investimento, o empreendimento, entre outros. Ao enviar os documentos, o governo americano pode solicitar outras informações e até mesmo alguns esclarecimentos. Se isso acontecer, fique tranquilo! Não passa de um procedimento padrão para compreender quais serão os escolhidos.