A cidadania Italiana e o Visto de Residência nos EUA

Morar em outro país é algo que exige preparo e conhecimento. Os documentos que devem ser entregues e as comprovações são sempre os detalhes mais rigorosos. Mas como a cidadania italiana e o visto de residência nos EUA podem te ajudar?

É claro que ambos são coisas diferentes e o nosso objetivo aqui é tentar entender se existe alguma relação entre eles. O assunto fica ainda mais delicado quando falamos de brasileiros que são filhos ou descendentes de italianos e possuem a chance de emitir uma cidadania italiana. Fica evidente que esse tipo de assunto deve ser abordado de forma cautelosa e com muitos detalhes, não é mesmo?

Então, aproveite o nosso conteúdo e confira qual pode ser a relação entre a cidadania italiana e o visto de residência nos EUA. Está preparado? Então vamos lá!

O que é a cidadania italiana?

Antes mesmo de falar sobre o visto ou sobre uma forma de morar nos Estados Unidos, é fundamental que haja o entendimento sobre a cidadania italiana.

Antes de sair por aí pensando que qualquer um pode solicitar a cidadania italiana, vale ressaltar que o recurso está disponível apenas para descendentes italianos. Por ser um direito que passa de integrante para integrante da família até determinada geração, é preciso apresentar diversos documentos para conseguir a liberação.

Outro fator que deve ser avaliado é que a cidadania pode ser solicitada aqui do Brasil ou diretamente na Itália. O que diferencia cada um dos modelos é o prazo de entrega. Ao solicitar enquanto você está aqui, o processo pode durar entre 6 e 12 anos. Quando essa mesma solicitação é feita na Itália, a maioria das respostas saem em até 90 dias.

É claro que, antes de oferecer uma cidadania, o país será responsável por avaliar todos os requisitos importantes. O primeiro (e mais importante) é a sua árvore genealógica e o caminho que a sua família percorreu entre a Itália e o Brasil, ou seja, quantos filhos e netos nasceram após a mudança e quem têm direito. De acordo com a constituição italiana, aqueles que são filhos de italianos, mesmo que tenham nascido em outro país, são considerados cidadãos italianos desde o nascimento.

Então, se você deseja saber se tem direito à cidadania italiana, o primeiro passo é refazer a história da sua família. Esse é o momento de conversar com os pais e avôs e compreender quando a família veio para o Brasil e quem pode solicitar esse documento. Tente não deixar de fora nenhum familiar. Quanto mais precisa for a árvore, mais fácil será de chegar ao resultado, sabendo se você tem ou não direito.

Após realizar esse passo a passo, agora é o momento de decidir como será dada a entrada no procedimento e se você deseja fazer isso no Brasil ou na Itália. Lembre-se: a cidadania italiana é um documento que te dá os mesmos direitos de qualquer cidadão que reside no país. Isso inclui a oportunidade de viver no local e até mesmo de visitar os demais países da Europa. Com esse documento em mãos é possível entrar na Itália em qualquer momento, sem precisar solicitar ao governo.

Mas será que a cidadania italiana pode te ajudar com o visto de residência nos EUA?

Cidadania italiana e o visto de residência nos EUA

Não é novidade para ninguém que o processo de residência nos EUA é cheio de etapas e procedimentos rigorosos. Afinal, diversas pessoas tentam mudar para o país, todos os meses do ano. Além de receber a tentativa de pessoas que estão desejando mudar de país, ainda existem aquelas que são refugiadas e precisam de um novo lar.

A expansão do grupo que busca moradia nos EUA fez com que o governo criasse um programa cada vez mais rigoroso para liberar o processo de entrada e permanência no país. É claro que as regras para entrar e morar nos Estados Unidos também dependem do governo atual, que pode mandar ou alterar o que é esperado.

Para quem não sabe, com o visto de residência nos EUA já é possível aproveitar todos os benefícios de estar lá. Quem consegue o visto já tem direito à moradia, educação, além de poder buscar por um emprego e até mesmo viajar. Esse visto é diferente do visto de estudante ou aquele que recebemos quando vamos visitar o local por motivos profissionais. Não há dúvidas de que esse é um dos modelos de visto mais procurados por diversas pessoas em todo o mundo, entretanto, apenas um grupo seleto consegue ter acesso.

Mas, afinal de contas, a cidadania italiana consegue me ajudar de alguma forma a conseguir algum visto nos EUA?

A resposta para a pergunta é sim. Aqueles que contam com a cidadania italiana têm acesso a alguns benefícios imigratórios, como o visto E-2 e o ‘Visa Waiver Program’, que te permite entrar nos Estados Unidos sem visto de turista. Isso porque, ao ter a cidadania italiana, a pessoa se torna cidadão de um dos países com os quais os Estados Unidos tenha tratado de comércio, abrindo portas para o visto E-2, visto de investidor que te permite ficar em território americanos por um período de tempo maior, empreender e trabalhar para o seu empreendimento nos EUA.

É importante ressaltar que a cidadania sozinha não garante o seu visto! Outros fatores serão avaliados durante todo o processo como o investimento, o empreendimento, entre outros. Ao enviar os documentos, o governo americano pode solicitar outras informações e até mesmo alguns esclarecimentos. Se isso acontecer, fique tranquilo! Não passa de um procedimento padrão para compreender quais serão os escolhidos.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.