5 dicas para você se preparar para a Entrevista do Visto Imigratório

O momento da entrevista para o visto imigratório é sempre de nervosismo, pois é um passo de grande importância no processo de aprovação do visto. Entender como ela funciona e conhecer algumas dicas pode fazer com que você se sinta mais confiante e seguro.

Conheça, neste artigo, 5 dicas para você se preparar para sua entrevista do visto imigratório e obter melhores resultados!

Dicas de planejamento para a entrevista do visto imigratório para os EUA

Um dos principais passos para obter aprovação do seu visto americano é passar pela entrevista. Saber controlar a ansiedade e o nervosismo é algo essencial para evitar que suas chances sejam prejudicadas.

Sendo assim, vamos compartilhar com você as principais dicas que podem te ajudar a se sair melhor em sua entrevista no consulado americano.

Dica 1: prepare os documentos

Se existe um pilar extremamente importante para que sua entrevista de visto americano ocorra bem, é o dos documentos. Você deve lembrar de separar todos os documentos com antecedência e revisar atentamente. Com isso você evita problemas de tradução juramentada, ou mesmo erros de digitação.

Não importa se você está achando que está agindo exageradamente para garantir que tudo esteja dentro dos conformes com seus documentos. Nesse ponto, é muito melhor exagerar na precaução do que acabar perdendo o visto por problemas na entrevista.

Alguns dos documentos que você deve ter em mãos são os que comprovam renda e vínculos no Brasil, comprovação de motivos da viagem e demais documentos que sejam necessários para o tipo específico de visto que você está solicitando.

Dica 2: se não for necessário, não leve acompanhante

Se você for maior de idade e tiver capacidade civil, deve entrar sozinho para a realização da entrevista. Se for menor de idade ou necessitar de algum tipo de auxílio, pode entrar acompanhado de responsáveis ou cuidadores.

Um exemplo bem específico de necessidade de acompanhante é no caso de você estar solicitando visto de trabalha como baba ou motorista de outra pessoa que também irá viajar. Nesses casos, o seu empregador também deve comparecer na entrevista para que a comprovação seja feita e a entrevista possa ser realizada de maneira completa.

Dica 3: como responder e se comportar durante a entrevista do visto imigratório

É muito importante que você demonstre autoconfiança. Além disso, nunca minta, pois isso pode ser motivo para você deixar de ganhar o visto. Ademais, agir naturalmente é importante para que a entrevista aconteça com naturalidade e a pessoa responsável possa sentir confiança e conhecer você.

Outra dica de como se comportar é ter respostas objetivas. Responda as perguntas indo direto ao ponto solicitado, não dê voltas – para não acabar se perdendo ou incomodando o entrevistador. Ou seja, evite falar demais, responda somente o que lhe foi perguntado. Quanto mais direto e claro você for, melhor serão as suas chances de aprovação.

Procure, ainda, escolher roupas confortáveis e discretas. Use uma roupa que deixe você confortável e com boa aparência, não há necessidade de formalidade exagerada. Roupas sociais, por exemplo, não são um requisito para a aprovação do visto. Você pode ir vestido como o habitual, desde que bem apresentado.

Dica 4: perguntas mais comuns na entrevista do consulado americano

Chegamos a um dos pontos mais importantes: o conteúdo da entrevista. As perguntas feitas pelo oficial da imigração do consulado têm por finalidade verificar se o objetivo da sua ida para os Estados Unidos está, de fato, relacionado com o propósito do tipo de visto que você solicitou e se existem vínculos para o seu retorno ao Brasil. Dentro disso, ele fará uma série de perguntas que, dependendo do seu tipo de visto americano, podem ser bem específicas.

Em geral, algumas perguntas que são bastante frequentes nas entrevistas são:

• Qual é o objetivo da sua viagem?

• Quanto tempo você pretende ficar nos EUA?

• Para onde vai?

• Onde ficará hospedado?

• Está viajando sozinho?

• Tem algum parente ou conhece alguém nos Estados Unidos?

• Se está financiando o período que vai ficar nos EUA, qual é a origem do dinheiro?

Como você pode notar, são perguntas bastante diretas, o que torna mais simples sua resposta. Não é preciso criar respostas longas para que a pergunta seja bem respondida. Pelo contrário, entregue a quantidade de informações necessária para que a resposta seja bem clara.

Dica 5: chegue com antecedência e não se preocupe com o tempo de espera

A última dica é que você chegue ao local da entrevista com antecedência. Isso vai permitir que você consiga relaxar e se tranquilizar antes de ser chamado, bem como evita que se atrase por imprevistos e acabe perdendo seu visto, pois o consulado não aceita atrasos.

Além disso, vá preparado para esperar o tempo que for preciso, sem que isso seja motivo de nervosismo ou de achar que algo está errado. É comum você demorar a ser chamado, não se preocupe. Em geral, você pode demorar cerca de 30 a 40 minutos para ser chamado, por isso já vá preparado e não marque compromissos logo em seguida.

Ademais, o tempo de duração da entrevista em si é curto. Muitas vezes, a conversa que você tem com o entrevistador não passa de 5 minutos. Por isso, não estranhe se não passar muito dessa média de tempo: ser rápido não significa que você foi mal. Pelo contrário, se tudo está correndo bem e rápido, é sinal de que tudo está como deveria ser e você não tem com o que se preocupar.

Agora você está completamente preparado!

Com essas dicas em mente, as chances de sua entrevista para o visto americano ser um verdadeiro sucesso são grandes! Lembrar de sempre manter a calma é o mais importante durante toda a entrevista, pois é o que vai permitir que você responda tudo com clareza e convicção.

Depois nos conte como foi sua entrevista e diga também se as nossas dicas te ajudaram a lidar melhor com a insegurança e ansiedade do encontro com o entrevistador.

Confira todos os textos que já publicamos sobre esse tema aqui em nosso blog e fique ainda mais preparado!