Vistos dos EUA para profissionais com habilidades extraordinárias

Já imaginou adquirir um Green Card nos Estados Unidos justamente por suas capacidades? Isso é possível através do visto para profissionais com habilidades extraordinárias. Quer saber mais? Acompanhe nosso artigo!

Não é segredo que migrar para os Estados Unidos é um sonho de muitos brasileiros. Por sua vez, a tarefa não é simples e envolve muita burocracia.

Ainda assim, é possível adquirir um visto se você se destaca muito em sua área de atuação. Se você já é conhecido internacionalmente na sua área profissional, esta pode ser uma oportunidade!

Como saber se posso receber o visto

Primeiramente, em alguns dos casos, além de ter destaque na área de atuação, o profissional também precisa de vínculo com alguma empresa.

Os vistos do tipo EB-1 são direcionados principalmente para profissionais com nomeações e prêmios em sua área de atuação. São consideradas medalhas olímpicas, Nobel, Oscar e outros.

O principal é que exista reconhecimento internacional e destaque na área de atuação. As principais áreas consideradas no momento da escolha são:

  • Negócios;
  • Educação;
  • Atletismo;
  • Artes;
  • Ciências.

Estes destaques, em especial, podem exigir um visto sem vínculos com instituições. Desta maneira, não é necessário patrocínio ou trabalhos no país para que o profissional garanta o visto.

Neste caso, a pessoa pode exigir o visto do tipo EB-1A. Vale ressaltar que existe a necessidade de comprovação do destaque profissional.

Além desta modalidade, existem outros tipos de visto na categoria de habilidades extraordinárias e vamos abordar cada um deles.

Para os profissionais de educação, por exemplo, é possível também solicitar o visto EB-1B.

O visto EB-1B

A principal diferença entre o visto EB-1A e EB-1B está na dependência do profissional de uma empresa. Na primeira opção, não é necessário o patrocínio.

Além disso, a alternativa EB-1B requer que o solicitante apresente a oportunidade de trabalho nos Estados Unidos. O educador ou pesquisador ainda precisa possuir o mínimo de 3 anos de experiência na área correspondente.

O visto EB-1C

Destinado a profissionais da área de negócios, como gerentes e outros executivos, o visto EB-1C requer que o profissional trabalhe em uma multinacional.

Desta maneira, a própria empresa envia a petição do visto, para que o funcionário possa adquiri-lo. É necessário que exista, no mínimo, um ano de trabalho na multinacional.

Visto EB-1 de habilidades extraordinárias ou visto O?

Nos últimos anos, a busca por vistos para os Estados Unidos aumentou muito. Entre 2016 e 2018, a procura pelo visto de habilidades extraordinárias cresceu cerca de 4%, de acordo com a Agência Brasil.

Para se ter uma ideia, recentemente diversos famosos passaram a buscar esta oportunidade. A advogada Flavia Santos Loyd, em uma entrevista para a revista Quem, mencionou que o número de seus clientes aumentou na pandemia.

Desta forma, nem sempre é fácil solicitar o visto EB-1. A outra opção de visto para profissionais com habilidades extraordinárias é o visto O-1. Apesar desta opção não oferecer o Green Card permanente como o EB-1, é menos exigente quanto aos requisitos.

O visto O-1

Uma vantagem do visto O-1 é que ele pode levar o usuário a solicitar futuramente o visto EB-1. Desta maneira, caso não seja possível adquirir o visto EB-1, o visto O-1 se torna uma boa opção.

Neste visto, o solicitante fica restrito a uma empresa americana. Sendo assim, caso exista a troca de instituição, será preciso refazer o visto. Por outro lado, com esta opção é possível:

  • Levar o cônjuge e filhos: neste caso, os filhos ficam impossibilitados de solicitar empregos;
  • Viajar nacional e internacionalmente enquanto o visto possuir validade;
  • Trabalhar legalmente para a empresa patrocinadora do visto;
  • Fazer de maneira mais simples a reaplicação do visto, caso mude de empresa.

Uma vez que o visto EB-1 possui maiores averiguações de documentos e requisitos, a opção do visto O-1 em um primeiro momento pode ser vantajosa. Dessa maneira, o processo para tirar um visto EB-1 é facilitado no futuro.

A solicitação de vistos para profissionais com habilidades extraordinárias e seus requisitos

O processo de solicitação requer que o indivíduo esteja fortemente qualificado em sua área de atuação. No caso dos vistos EB-1, é necessário preencher no mínimo 3 dos seguintes requisitos:

  1. Recebimento de um prêmio reconhecido nacional ou internacionalmente;
  1. Apresentação de exposições ou shows do setor de arte;
  1. Participação como jurado ou juiz, avaliando trabalhos de outros profissionais;
  1. Salário e renda acima da média;
  1. Materiais publicados em fortes fontes de informação;
  1. Altas vendas na área da arte;
  1. Artigos científicos publicados em revistas renomadas;
  1. Participação em organizações exigentes quanto às capacidades dos membros;
  1. Contribuição relevante no meio educacional ou artístico;
  1. Liderança em alguma organização renomada ou reconhecida.

Vale destacar que a intenção dos Estados Unidos com esta modalidade de visto é agregar pessoas de sucesso ao país. Sendo assim, é importante que no momento da solicitação a pessoa tenha interesse em permanecer se desenvolvendo.

Fica a dica para o momento da solicitação. Deixar o interesse de crescimento explícito é visto com bons olhos pelo país.

O trabalho estadunidense para quem possui o visto para profissionais com habilidades extraordinárias

Apesar da crise econômica mundial, os Estados Unidos apresentam grande crescimento econômico no mercado de trabalho.

É por este motivo que muitos brasileiros desejam mudar para o país. Segundo uma matéria do Uol, de 2015 para 2018 o número de brasileiros imigrantes aumentou em 74% e a tendência é continuar aumentando.

Isso ocorre principalmente porque no país, mesmo diante da pandemia, as taxas de desemprego estão diminuindo e o mercado está novamente se aquecendo.

Com a taxa de desemprego em 6% e a criação de 916 mil postos somente neste ano, o país superou o esperado pelos analistas.

Este é o momento mais propício para tirar um visto que possibilita a permanência, como o EB-1. Além disso, você pode se informar melhor em nosso e-book “Emprego nos EUA”, que explica de maneira mais aprofundada este tema.

Com uma tendência de recuperação muito mais rápida que a do Brasil, diversas personalidades famosas foram em busca do visto. Com um currículo de destaque, portanto, é possível migrar e evitar perdas pela crise por meio destes vistos.

O país está até mesmo aceitando a entrada de estudantes, mesmo no período de pandemia, pela necessidade do mercado.

Se você se destaca na área de atuação, vale a pena considerar a solicitação do visto para profissionais com habilidades extraordinárias. As oportunidades só crescem e muitos brasileiros já aproveitaram este cenário.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.