Equivalência ou validação de diploma: saiba mais sobre o assunto

Se você está pensando em trabalhar ou estudar nos EUA ou em outro país, precisa entender o que é equivalência e validação de diploma e qual a finalidade desses dois processos, pois muitas vezes eles podem ser necessários para a aprovação do seu visto.

Por isso, neste texto você irá conhecer as principais informações acerca da validação e equivalência e ficar ainda mais por dentro dessas duas questões tão fundamentais para obter vistos imigratórios.

O que é equivalência?

A equivalência é um procedimento feito para verificar se o curso superior que você fez no Brasil equivale ao curso da mesma área que é ministrado no país estrangeiro do seu interesse, como no caso dos Estados Unidos da América.

A conferência de equivalência é necessária porque os sistemas educacionais são diferentes entre os países. Com isso, se torna indispensável verificar se a duração do curso, grade curricular e demais informações são equivalentes ao que você teria alcançado se tivesse feito o curso nos EUA.

Isso acontece em outros países também, como Itália e Canadá, pois cada país possui particularidades nos sistemas de educação. Em geral, pode haver diferenças de tempo de estudo, grade curricular e muitas outras questões importantes que podem comprometer a qualidade da formação profissional, de acordo com análise do país para o qual você quer solicitar o visto.

Veja quando você precisa fazer a equivalência

Em regra, se o visto que você deseja obter for para trabalho que tenha como exigência a comprovação de ensino superior, a equivalência é necessária. E o motivo é o mesmo citado acima. Para garantir que as exigências de formação são equivalentes e que você tem a base necessária.

Além disso, vistos com a finalidade de realizar estudos como pós graduação, mestrados e doutorados, que exigem a comprovação de ensino superior, também necessitam de realização de equivalência.

Quer saber tudo sobre imigração? Clique aqui e veja nosso guia prático sobre imigração para os EUA e não perca nenhuma informação!

O que é a validação de diploma?

Ao passo que a equivalência apenas verifica pontos técnicos do ensino que você obteve na graduação e atesta que todos os conhecimentos que você adquiriu com o curso são equiparados aos de uma pessoa que fez o mesmo tipo de curso no país de sua imigração, a validação de diploma vai um pouco além disso.

Na validação existe uma avaliação de capacidade profissional e de nível de qualificação. Além de ser necessária a comparação entre o curso feito no Brasil e o existente equivalente nos EUA, a validação envolve as profissões que são regulamentadas.

Isso quer dizer que se a profissão que você pretende exercer no país estrangeiro depende de regulamentação e está vinculada a algum tipo de conselho, a validação é essencial.

Nesses casos, você pode ser submetido a algumas etapas de avaliação, como provas, realização de estágios, pós graduação ou outro tipo de avaliação que a categoria do conselho exigir.

Como exemplo de profissão que possui um conselho podemos citar a profissão de dentista. No Brasil existe o Conselho de Odontologia e nos EUA também, o que quer dizer que você precisa da equivalência e da validação para poder exercer essa profissão no país norte americano em questão.

Outras profissões como advocacia e enfermagem também possuem conselhos e necessitam de validação caso você queira exercer essas atividades em solo norte americano.

Se você possui dúvidas sobre quais profissões possuem conselhos, o ideal é verificar de forma específica na região onde você pretende trabalhar dentro do país estrangeiro. Isso porque, em alguns locais dos EUA, por exemplo, se exige mestrado e prova no conselho de advocacia dos EUA para que advogados brasileiros possam exercer a atividade, enquanto em outros regiões do país não há essas exigências.

Veja como fazer a validação e a equivalência

Cada país possui formas próprias de realizar esses procedimentos, mas utilizando os EUA como exemplo, para fazer a equivalência você deve procurar empresas que realizam essa tramitação de forma online, como a empresa WES ou a ECE.

Essas empresas trabalham atestando diplomas, porém existem outras que você pode encontrar e que também prestam serviço online. No entanto, algo importante a ser ressaltado é que você deve verificar no seu trabalho ou na universidade em que você precisa apresentar o atestado de equivalência, se o atestado emitido pela empresa que você escolheu é aceito.

Isso é necessário, pois algumas universidades somente aceitam atestados de validação do diploma que são emitidos por empresas específicas.

Em geral, alguns documentos que você precisa apresentar para solicitar o atestado de equivalência do seu diploma são:

• Passaporte;

• Diploma;

• Histórico escolar;

• Documentos civis.

Os documentos precisam estar traduzidos para inglês para que sejam analisados da forma correta. Além disso, uma taxa é cobrada pelo serviço.

Em relação à validação, a forma de solicitação e os documentos necessários são ainda mais específicos dependendo do tipo de conselho de sua profissão. Por isso, você deve verificar as exigências e a forma de solicitação diretamente no conselho de sua profissão nos EUA.

Está em dúvida sobre algum procedimento de imigração? Entre em nosso site e contate nossa assessoria para ter um acompanhamento correto de seu processo!

Conclusão

Dessa forma, com todas as informações que você recebeu nesse artigo, fica clara que há uma grande diferença entra e equivalência e a validação de diploma. É importante que você faça essa diferenciação, pois é um assunto que pode gerar muitas dúvidas e, inclusive, várias pessoas tratam os dois temas como sinônimos e não são.

Portanto, você pode afirmar que todo processo de validação vai ter sofrido um processo de equivalência. Porém, nem toda equivalência precisa de validação, pois vai depender da existência ou não de um conselho específico de sua profissão.

Agora que você já entende sobre cada um desses procedimentos vai poder se programar ou realizar o processo de visto com muito mais tranquilidade e segurança, realizando todos os passos necessários para fazer valer tudo que você estudou no Brasil.

Quer saber mais sobre assuntos de imigração e vistos em geral? Pois então entre agora mesmo em nosso site e verifique uma série de artigos que estão esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *