Formulário I-94: entenda o que é e para que serve

Se você deseja passar um período nos EUA, seja para turismo, estudo ou para negócios, você deve saber que o processo para entrar na terra do tio Sam pode ser bem burocrático, principalmente porque as autoridades de imigração norte-americanas são as que recebem o maior volume de tipos de visto de diferentes nacionalidades.

E, entre os principais procedimentos que envolvem os vistos e residências, está o Formulário I-94, se você quer saber melhor para que ele serve e como usá-lo, separamos esse artigo para você, com um apanhado geral sobre isso e suas nuances. Siga conosco!

Afinal, o que é o formulário I-94?

O I-94 consiste basicamente no registro das chegadas e saídas dos viajantes nos EUA, que anteriormente era preenchido de outra maneira. A sua emissão é feita por um escritório de operações relacionados a proteção de fronteiras alfandegárias, braço da CBP (Customs and Border Protection).

Sua emissão é feita eletronicamente, via de regra, mas pode ser feita também em formato físico para os que ingressam no país via terrestre. Quando feito via formato eletrônico, ele é acompanhado por um carimbo estampado no próprio passaporte. Enquanto que quando é emitido sob a forma de um papel, o agente do CBP costuma anexá-lo juntamente com a data de partida no próprio passaporte.

O formulário I-94 é a garantia para que aquele viajante possa permanecer nos EUA durante um determinado período e é uma prova legal de que o ingresso no país foi feito de maneira legal.

Quem necessita do formulário I-94?

A grosso modo, estrangeiros não imigrantes que ingressam nos EUA por terra deverão preencher o Formulário I-94. e os passaportes dos visitantes não imigrantes deverão receber o selo I-94, independentemente se entram pelo mar ou pelo ar. Vale lembrar existem quatro hipóteses em que não será necessário o preenchimento do formulário e nem do carimbo I-94, são elas:

– Aqueles que entram no país sob o Programa de Isenção de Vistos

– Viajantes que entram no território norte-americano sob o Compacto da Associação Livre

– Viajantes que ingressam de modo temporário como membros de tripulação com o formulário I-95

– Viajantes que entram acompanhados de Cartões BBC

Outro detalhe é destinado aos viajantes que chegam no país via revalidação automática de visto, onde é necessária a apresentação do antigo Formulário I-95, no lugar de obter um novo.

Por que você deve verificar cuidadosamente o seu I-94?

A emissão do I-94 quando é feita com irregularidades pode trazer muitas dores de cabeça. Os erros mais comuns são: classificação incorreta do visto, nomes errôneos, datas de vencimento indevidas do formulário.

O preenchimento feito com informações incorretas pode implicar na expiração de sua regularização, sem que o viajante tenha se dado conta do ocorrido. Além disso, o individuo pode ficar fora de status, e em razão disso, ficar ilegal por determinado tempo.

Por isso que quem busca passar uma temporada maior nos EUA, deve ter muita atenção na hora de checar todos os dados a ser preenchidos para evitar surpresas indesejáveis. Para se ter uma ideia, nos casos mais extremos de irregularidades nos dados, o formulário pode ficar expirado por até 180 dias, e ainda, a pessoa pode se complicar para retornar aos EUA.

Preenchi alguns dados errados no I-94, consigo corrigi-los?

Sim, é perfeitamente possível que você possa solicitar alterações no seu I-94 a CBP, desde que seu erro seja facilmente provado. Para isso, quando você detectar um erro, o ideal é enviar um e-mail para o CBP da cidade daquele aeroporto no qual você realizou a sua imigração, e caso não consiga fazer isso via e-mail, você pode tentar corrigir o seu I-94 em algum posto oficial do PFC.

Para fazer o procedimento via e-mail, descreva o seu problema no próprio e-mail e insira uma cópia da folha biográfica do seu Passaporte juntamente com a cópia do seu visto. Além disso, é importante incluir a página onde o selo ou carimbo de admissão foi colocado em seu passaporte. E, por último, anexe outros documentos importantes como: o Cartão de embarque, e é claro, o seu número de telefone e endereço nos EUA.

Como consigo acessar o formulário I-94 online?

Você sabia que através do site oficial do I-94, você consegue acessar todas as informações pertinentes às suas chegadas e partidas no território norte americano nos últimos cinco anos? Sim, caso você esteja nos EUA e precise de alguma evidência para colocar no seu requerimento como visitante, basta entrar no site, e você terá acesso às informações que você precisa. Além disso, você também consegue obter o seu número I-94, caso você tenha perdido em algum lugar, tudo pelo próprio site.

Recebi a seguinte mensagem: I-94 “Não encontrado”, e agora o que faço?

O formulário I-94 tem um número de dígito 11, voltado para todos viajantes. Caso você não saiba qual seja ou não tenha salvado em algum lugar determinado, você ainda consegue obter o mesmo no site do I-94. Mas, caso você não consiga localizar o seu número de nenhuma maneira, mesmo refazendo todos os questionários, resta a última saída, que é a entrada em contato com o Site de Inspeção Adiada e Proteção de Fronteiras mais perto de você nos EUA que eles irão te ajudar.

Consigo estender o Formulário I-94?

Se você busca expandir o seu período de estadia nos EUA, ou mesmo, mudar o seu status de imigração durante o período que permanecer nos EUA, você deverá registrar isso junto à USCIS. Isso pode ser feito de dois modos: primeiramente, por meio do formulário I-129, com uma petição destina ao trabalhador não imigrante, ou então, pelo preenchimento do formulário I-539, com uma solicitação para extensão do status. Já nos casos dos estudantes que buscam estender o período de seu visto, eles devem um visto fazer uma atualização do seu registro SEVIS e adquirir um novo I-20.

E aí, agora ficou mais fácil compreender sobre o formulário I-94, não é mesmo? Se você quer receber mais dicas sobre esse assunto e ter em mãos o melhor material em matéria de imigração em geral, siga as nossas redes sociais e acompanhe nosso portal!

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.