Imigrantes ilegais não podem mais ser presos próximo às cortes americanas

No dia 14 de março, o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos aboliu a Public Charge. Tal medida foi tomada por Donald Trump para desencorajar imigrantes não documentados a procurarem por serviços públicos. Além disso, dificultava a permanência de “não americanos” no país em várias esferas.

Em razão dos fatos destacados, novas recomendações também foram transmitidas à Polícia de Imigração e ao Controle e Patrulha de Fronteiras. Portanto, as prisões de imigrantes não documentados próximos aos tribunais (federais e estaduais) não são mais recomendadas.

Assim, é possível citar que essa recomendação também está na contramão da proposta de Trump. Isso ocorre uma vez que a gestão do ex-presidente foi recordista de prisões de imigrantes não documentados próximos às cortes. Entretanto, Alejandro Mayorkas, o secretário do DHS, assegura que daqui para frente os imigrantes terão direito à proteção da lei.

Em dúvida sobre questões de imigração para os EUA? Confira o nosso e-book “Tudo o que você precisa saber antes de imigrar”.

Retirada regra que previa a prisão de imigrantes não documentados é formalizada no Federal Register

Sob o comando de Mayorkas, o DHS formalizou a retirada do Public Charge do Federal Register. Entretanto, é válido pontuar que o processo para derrubar essa medida começou ainda em 2019, quando ela foi instituída.

No ano em questão, a regra foi descontinuada de forma imediata pelo Departamento de Justiça. O órgão chegou a informar aos tribunais do país, inclusive à Suprema Corte, que a política de Trump não seria mantida. Porém, a conclusão desse processo somente aconteceu na data citada.

Ao comentar a respeito dessa mudança, Alejandro Mayorkas, que possui origens latinas, destacou que o assunto estava definitivamente encerrado. O secretário ainda ressaltou que a Public Charge colocava um peso também sobre as famílias americanas que desejavam patrocinar.

Quer saber mais sobre as regras de imigração patrocinada? Consulte a assessoria da Imigre Fácil para solucionar as suas dúvidas!

Mudanças para imigrantes não documentados patrocinados por famílias americanas

Além da alternação na regra relativa à prisão dos imigrantes não documentados, outra mudança está ligada aos imigrantes patrocinados. Assim, a regra de 2020 também passou por algumas alterações em relação às exigências dos Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS).

Portanto, a partir das mudanças de 2021, as famílias que se tornarem patrocinadoras de um imigrante precisarão assinar uma declaração. Essa declaração, por sua vez, vai assegurar que a família se tornará responsável pelo imigrante não documentado em várias frentes. Entre elas é possível destacar os aspectos financeiros .

Ainda possui alguma dúvida sobre o processo de imigração? Consulte o nosso e-book “Guia Prático de Imigração para os EUA”.

O que muda na prática com as novas medidas?

É possível destacar que a principal mudança será o aumento das chances de conseguir legalizar a permanência no país. Afinal, com o apoio financeiro e a recomendação de cidadãos dos EUA, as portas tendem a se abrir com maior facilidade.

Por fim, é possível destacar que a proposta de 2021 modifica os requisitos probatórios para imigrantes não documentados. Porém, em um viés menos positivo, os custos para se tornar patrocinador se elevaram consideravelmente. Isso abre a possibilidade de afastamento de várias famílias.

Para ter mais informações sobre imigração, conhecer nosso programa de MENTORIA ou registrar sua demanda por serviços de nossa equipe, entre em contato!
Será um prazer falar com você e apoiá-lo em seu projeto de imigração.